Teve início ontem (sábado) mais uma edição do campeonato brasileiro de futebol, o torneio mais importante e disputado do país. Como sempre começa com muitas expectativas a cerca dos times e muitos palpites de quais as equipes brigarão lá em cima e quais lutarão contra o descenso.
No estado do Paraná ao todo oito equipes participam do brasileirão deste ano: Athletico e Coritiba na série A; Operário e Londrina na série B e Cianorte, Cascavel, Azuriz e Paraná Clube na D. As equipes do estado começam estas competições em cenários distintos. O Coritba, por exemplo vem embalado com o título estadual, já o Paraná com os péssimos momentos que tem vivido, tem um futuro mais incerto.
O primeiro paranaense a entrar em campo nesta edição de 2022 foi o Operário. A equipe alvinegra iniciou a sua caminhada na segundona no sábado (09) às 21h contra o Tombense no estádio Soares de Azevedo em Muriaé (MG). O fantasma da vila vem para a sua quarta participação seguida na série B e tem como principal o objetivo o acesso a elite. Cândido Neto, comentaria esportivo, diz que às expectativas em relação ao OFEC são as melhores possíveis e está confiante que o Operário tenha condições de realizar uma série B, melhor que as anteriores: “Aposto muito no trabalho de toda a equipe e vejo uma enorme possibilidade de que o Fantasma possa ir além das participações anteriores na série B.”
Hoje (10), é a vez de outras três equipes entrarem em campo: Londrina, Athletico e Coritiba. Londrina e Coritiba jogam às 11h, já o Athletico jogará somente às 18h.
O LEC quer fazer uma série B melhor do foi a anterior em que se salvou do rebaixamento somente na última rodada. E, o ponta pé inicial para alcançar este objetivo será dado às 11h diante da torcida no estádio do Café contra o Náutico.
O Coritiba começa o brasileirão empolgado, pois no último domingo venceu o Maringá e voltou a ser campeão estadual, após cinco anos. O coxa inicia a sua volta à elite, após estar ausente na última temporada, também no domingo, às 11h, no Couto Pereira, em duelo contra o Goiás. O repórter da rádio Banda B de Curitiba, Daniel Piva diz que o principal objetivo do alviverde é se estabilizar na competição e acredita que o clube brigará por vagas nas competições continentais “...há possibilidade de pegar uma vaga na copa Sul-Americana.”
O Athletico Paranaense por sua vez, assim como Londrina e Coritiba, também inicia a sua participação no brasileirão hoje, porém mais tarde e fora de casa. O furacão vai para a sua décima participação seguida na série A e a largada será dada contra o São Paulo, às 18h, no estádio do Morumbi, na capital paulista. Para Daniel Piva o Athletico mais uma vez brigará pelas vagas na libertadores, mesmo não estando jogando todo aquele futebol, pelo investimento feito na equipe “Mas será decepcionante se o Athletico não brigar na parte de cima da tabela após tanto investimento no elenco.”, diz Piva.
Por fim, Paraná, Cascavel, Cianorte e Azuriz disputarão a quarta divisão nacional que começará no dia 17 de abril. Paraná e Cianorte estão no mesmo grupo, o grupo G e lutarão por uma das quatro vagas disponíveis para seguir adiante, da mesma forma que Azuriz e Cascavel que também se enfrentam no grupo H, para conquistar uma das vagas e seguir adiante na competição.
O FC Cascavel vai jogar pela segunda vez a série D e tem como principal objetivo o acesso a série C de 2023. Para isso, a equipe manteve consigo boa parte dos jogadores que atuaram no paranaense e na Copa do Brasil, além de seguir com Tcheco como treinador “que segue prestigiado junto a torcida da serpente”, segundo o apresentador do programa de rádio Melhor do Esporte, Vanderlei Ratto. A equipe estreia na competição no Olímpico Regional contra o Próspera -SC, dia 17 às 16h.
O Azuriz pela primeira vez em sua história jogará o campeonato brasileiro, a sua esteia será somente no dia 23 de abril contra o São Luiz-RS, fora de casa, em jogo válido pela segunda rodada da competição. A equipe de Pato Branco vem para a competição com a base do paranaense e que está na Copa do Brasil e ainda planeja realizar algumas contratações pontuais, é o que diz o presidente do clube Robson Ramos.
Já o Paraná Clube apostará todas as suas fichas na série D, pois ela é a única chance do tricolor de aliviar as dívidas, garantir calendário completo para os próximos anos e salvar a temporada que começou desastrosa. A equipe foi eliminada na primeira fase da Copa do Brasil e caiu para a segunda divisão do campeonato paranaense, na lanterna da competição. A equipe começa a sua jornada fora de casa contra o Oeste-SP no dia 17 de abril às 16h. Luiz Ferraz, repórter da CNT de Curitiba diz que o tricolor não possui outra alternativa a não ser conseguir o acesso a série D, porque é a única maneira da equipe conseguir calendário completo para os próximos dois anos.
O Cianorte jogará pelo segundo ano seguido a quarta divisão nacional e tem como objetivo tentar o acesso a série C de 2023. O leão do vale estreia contra o Novai Iguaçu - RJ fora de casa, no dia 17 de abril, às 15h.
Nas imagens disponibilizadas, escudos dos Clubes que representam o Estado nos campeonatos brasileiros de 2022.