Palco de muitas histórias e conquistas, o Estádio André Mulaski, em Olarias, é a casa do clube fundado em 20 de novembro de 1922.
O Olinda Esporte Clube entrou neste fim de ano em contagem regressiva para o seu centenário. Em novembro de 2022, o tradicional time de futebol do bairro de Olarias completa 100 anos de existência. A expectativa do clube, que já iniciou os preparativos para o próximo ano, é de realizar em todos os meses um jogo festivo, com equipes de dentro e de fora de Ponta Grossa, para comemorar a data histórica.
O presidente do Olinda, Ricardo Luiz Guandeline, conta que os dois últimos anos foram de muitos desafios e dificuldades. Até ano passado, a equipe disputou o Campeonato Amador da Liga de Futebol de Ponta Grossa (LFPG), mas em 2021, por falta de estrutura, de incentivo e pelo contexto da pandemia, as atividades no clube ficaram restritas. Contudo, os percalços não impediram o ‘Periquito’ de Olarias de estar na ativa, que promoveu torneios para crianças e adultos.
“Tivemos alguns amistosos, com a categoria de 45 anos, também tivemos a primeira Copa Cidade de Olarias, que foi para crianças das escolas do município, estaduais, municipais e particulares, para meninos do sub-11 até o sub-17, e a gente participou também da Copa Toby, que o Olinda acabou se sagrando campeão na categoria sub-17, e a categoria de 50 anos, o máster, recebeu o time máster do Coritiba, em comemoração aos 99 anos do nosso clube, foi uma grande festa”, relata Guandeline.
Também segundo o presidente, o Olinda planeja se filiar à Liga de Futebol de Campo Largo no próximo mês de janeiro, para poder competir em mais categorias, como sub-13, sub-15 e sub-17 e o time adulto. Vale frisar que a Liga de Campo Largo é filiada à Federação Paranaense de Futebol. “Nós do Olinda queremos participar de uma Liga que apresenta um trabalho pensando no futebol desde a base até as categorias adulto e máster, algo que nos dê o direito de disputar uma Taça Paraná, infelizmente dentro de Ponta Grossa não tem isso”, completa.
Imagem: Arquivo/Olinda E.C.