O Operário Ferroviário conquistou a melhor campanha nas 19 primeiras rodadas da série B do Campeonato Brasileiro com um aproveitamento de quase 51%, superando as campanhas do primeiro turno de 2019 e 2020.
Na última quinta-feira, encerrou-se o primeiro turno da segunda divisão do Brasileiro com as 19 rodadas concluídas. Com isso, foi possível perceber como poderá ser o desenrolar da disputa até o final do campeonato, com as equipes que lutarão contra o descenso e as equipes que brigarão pelo acesso à elite.
E, umas das equipes que brigará pelo acesso, ao que indica a classificação do 1º. turno, é o Operário, devido à sua boa campanha nessa primeira parte do campeonato, encerrando o turno com a sua melhor campanha na série B na era dos pontos corridos, desde a sua volta em 2019.
O Operário jogou a segunda divisão do Nacional em 2019, após o acesso acompanhado de título da série C, em 2018. Naquela edição, o fantasma terminou o 1º. turno em sexto lugar com 28 pontos conquistados; 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas; com 17 gols marcados e 20 sofridos com um saldo de -3 e um aproveitamento de 49,1%.
No ano seguinte, em 2020, o alvinegro infelizmente fez uma primeira metade de campeonato pior que a anterior; terminou aquele turno na 12ª. posição com 23 pontos; 5 vitórias, 8 empates e 6 derrotas; com 17 tentos a favor e 18 contra, totalizando um saldo negativo de -1 e um aproveitamento de 40,3%.
Agora, com o término do primeiro turno do Operário, na quarta passada diante do CRB e com o fim do 1º. turno um dia depois, o time da Vila Oficinas acabou a primeira metade da seguinte forma: em nono lugar com 29 pontos conquistados; 8 vitórias, 5 empates e 6 derrotas; com 16 gols marcados e 20 sofridos com saldo de -4 e um aproveitamento de 50,8%, superando a edição de 2019, apesar de ter terminado 3 posições abaixo daquela edição.
Sobre esses dados e considerando que esta é considerada a série B mais disputada da história, o apresentador do Show de Bola da Rede Massa, Cândido Neto diz que o Operário não fez uma grande campanha, mas “foi um primeiro turno bem interessante... foi uma campanha eu julgo razoável de boa e eu acredito sim na possibilidade de um acesso pra primeira divisão...’’. Também mesmo acreditando na possibilidade do acesso, Cândido diz que será difícil dele acontecer; acredita que o segundo turno será muito mais difícil que o primeiro, mas não descarta essa possibilidade “ quando eu digo que eu acho difícil é que todas as equipes vão crescer de produção... eu vejo uma disputa muito acirrada porque outras equipes que não fizeram um bom primeiro turno vão crescer muito também e aquelas que estão na ponta vão tentar se manter, mas eu não descarto essa possibilidade de Operário subir, não.”
Agora resta esperar o fim da série B, com as outras 19 rodadas do returno, para sabermos se essa boa campanha no 1º. turno ajudará o Fantasma a conseguir o tão sonhado acesso à elite. O Operário começa o returno no sábado (21), às 19h, em casa contra o Vasco, além de ser esse um confronto direto para subir na tabela, marcará o início da utilização do árbitro de vídeo (VAR) nos jogos do alvinegro.
Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas