A proibição de torcedores em estádios de futebol, para evitar aglomerações, acabou trazendo prejuízos financeiros ao Operário Ferroviário Esporte Clube, de Ponta Grossa e à dinâmica dos jogos que acontecem no Germano Krüger. Segundo informações da assessoria do OFEC, as assinaturas dos planos de sócios torcedores estavam crescendo e a maior vantagem oferecida, nesses planos, era a entrada gratuita em todos os jogos no estádio. Mas, a eventual proibição de público acabou gerando redução de aproximadamente 80% no quadro de associados, o que ocasionou enorme queda na arrecadação financeira.

 

A expectativa do clube era chegar ao número de 10 mil associados antes da pandemia, porém com a proibição do público nos estádios, não só o número de novos associados foi altamente reduzido, como também cresceu o número de cancelamentos. Com os números caindo, foi necessário planejar-se financeiramente a partir de 2020. Contudo, o clube previa a volta de público em meados de maio de 2021, porém uma segunda onda da pandemia não permitiu esse retorno, o que ocasionou mais perdas de receita.
A maior dificuldade hoje está na manutenção dos sócios por causa da pandemia. Como a assinatura dos planos já previa vários benefícios, incluindo principalmente a entrada gratuita nos jogos e descontos em lojas parceiras, o clube tentou alternativas para driblar a situação e criou um aplicativo, com acesso exclusivo aos sócios, onde os sócios podem acompanhar os jogos do time no campeonato estadual. Mas percebeu-se que apesar dos esforços, a proibição de torcedores nos estádios foi determinante, e a queda no número de associados continua em alta.
Dilson Bueno, ex-assinante do Plano Ouro do clube, afirmou que a proibição de público nos estádios foi o fator determinante para o cancelamento de seu plano. A falta de um contato maior do clube com os torcedores nesse período, também desestimulou os sócios. Na opinião de Bueno, o clube poderia criar “uma plataforma para realizar as divulgações de jogos e manter um contato com o torcedor”. Para ele, com a eventual volta do público Germano Krüger, os responsáveis pelo Operário poderiam criar promoções para atrair novamente antigos sócios que acabaram cancelando seus planos.
Vitória Cecília Testa da Silva, associada desde 2017, optou por não cancelar seu plano, pensando em manter compromisso com o Operário Ferroviário e, também, por receio que em um futuro retorno, os valores acabariam sendo maiores. Para a torcedora, o clube não incentivou ou trouxe novos benefícios que ajudassem a manter os sócios ativos. Em sua opinião, o clube foi no caminho contrário, chegando a aumentar os valores dos planos nesse período. Explica que os valores chegaram a “subir 80% do que era antes”. Com a liberação do público nos campos, espera ter segurança para frequentar os campos de futebol, para poder apoiar o clube. Na opinião da torcedora, a televisão não substitui a emoção que é estar no estádio.
O próprio clube afirma querer proporcionar novas alternativas aos sócios, com atrações que terão por finalidade reaproximar novamente a família e os torcedores do Operário. No futebol brasileiro, grande parte dos times arrecada renda por meio de sócios torcedores e da venda de ingressos. Mas com a pandemia, as coisas mudaram. Os clubes sofreram grande impacto econômico, especialmente com a proibição de público nos jogos, cancelamento ou não renovação dos planos dos associados. Isso gerou uma queda enorme na arrecadação dos times. A falta desses recursos financeiros acabou gerando uma crise econômica significativa e os clubes estão tendo que achar alternativas para o vínculo de seus sócios.
A volta de público aos estádios, no Brasil, ainda não tem data prevista. Porém as finais da Copa Libertadores e da Copa América, ambas disputadas no país, em 2021, contaram com a presença de um pequeno número de pessoas, mesmo que não recomendada por órgãos da saúde. Enquanto, em outros países, como os europeus, a volta gradual do público já é uma realidade. No Brasil, as entidades esportivas ligadas ao futebol esperam que, com a vacinação em massa, tudo volte ao normal, para logo se possa sentir novamente a energia de estádios cheios, o que proporciona uma atmosfera melhor para o esporte.

Fotos: Divulgação/ OFEC

https://www.instagram.com/operarioferroviario/