O Campeonato Paranaense de 2021 começa a ser disputado neste sábado (27/02) e as partidas da primeira rodada seguem até domingo (28/02). Doze equipes disputam a competição em busca do título estadual.
A principal novidade da temporada é o Azuriz, equipe que disputará a 1ª divisão estadual pela primeira vez na história. Confira na reportagem tudo sobre os times, a fórmula da competição e sobre o favoritismo do Fantasma na competição.
Equipes:
Os clubes participantes do Campeonato Paranaense de 2021 são: Athletico, Azuriz, Cascavel CR, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e Toledo.
Resumo das Equipes
Athletico:
Segundo clube com mais títulos paranaenses (26), o Furacão é o atual tri-campeão e entra como um dos favoritos mais uma vez. A nova geração de garotos do sub-23, que farão parte do elenco que disputará a competição estadual, é a principal novidade do Athletico para o campeonato. Atletas como o zagueiro Luan Patrick, os meias Denner e Matheus Anjos, além dos atacantes Jajá e Yago, colocam o time rubro-negro como postulante ao título. O time será comandado pelo antigo auxiliar técnico de Paulo Autori, o português António Vieira. Time-base: Bento; Edu, Luan Patrick e Lucas Halter; Khellven (Reinaldo), Matheus Anjos, Denner e Jaderson; Kleiton (Kawan), Jajá e Vinícius Mingotti. Téc: António Vieira. A estreia será no sábado, contra o Cianorte, fora de casa, no estádio Albino Turbay
Azuriz:
Adversário do Operário no jogo de estreia da competição, o Azuriz (de Marmeleiro, mas com sede em Pato Branco) busca surpreender no Campeonato Paranaense. Com apenas duas temporadas no futebol profissional, a equipe vai estrear na primeira divisão estadual em busca de uma vaga na Série D e na Copa do Brasil. Para isso, o time azulino contratou 17 reforços na pré-temporada e conta com nomes importantes como o goleiro Elias (Ex-Chapecoense), o zagueiro Salazar (Ex-Paraná) e o atacante Iacovelli (ex-Palmeiras) Com um time bastante modificado em relação ao que conquistou o acesso à primeira divisão, o Azuriz apostará na experiência dos reforços contratados sob o comando do técnico Fabiano Daitx. Time-base: Elias; Hayner, Bedoya, Salazar e Matheus Mendes; Fabio, Vacaria e Patrick; Ítalo, Matheus Iacovelli e Pedro Vitor. Téc: Fabiano Daitx. A estreia será no domingo, contra o Operário, fora de casa, no estádio Germano Krüger.
Cascavel CR:
A Serpente, como é conhecido o Cascavel CR, entra no Campeonato Paranaense com o objetivo de fugir do rebaixamento e beliscar uma vaga entre os classificados para a segunda fase. Nas duas últimas temporadas, a equipe azul-grená terminou a competição na “zona do agrião”, ou seja, não conseguiu a classificação e nem foi rebaixada para a segunda divisão. Agora, com mudanças na comissão técnica e com um “pacotão” de reforços (23 contratados), o time comandado pelo técnico Alex Alves buscar surpreender e conseguir uma classificação histórica. Time-base: Ton; Favali, Cuero, Vinicius e Ramon; Fernando, Willian e Romário; Lucy, Matheus e Bruno. Téc: Alex Alves. A estreia será no domingo, contra o Coritiba, fora de casa, no estádio Couto Pereira.
Cianorte:
Após uma ótima campanha na temporada passada, o Cianorte busca mais uma boa atuação no Campeonato Paranaense. Em 2020, o Leão do Vale eliminou o Operário nas quartas de final e chegou até a semifinal, garantindo vaga na Copa do Brasil e na Série D desta temporada, ou seja, a equipe terá calendário cheio em 2021. Para encarar os desafios dessas competições, o técnico João Burse reformulou elenco, mantendo 10 jogadores da temporada passada e contratando 19 reforços. Time-base: Bruno; Michel, Maurício, Doma e Rael; Zé Vitor, Morelli e Calabrês; Grafite, Wilson Júnior e Ávila. Téc: João Burse. A estreia será no sábado, contra o Athletico, em casa, no estádio Albino Turbay.
Coritiba:
Após o rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba do técnico Gustavo Morínigo aposta nos atletas formados na categoria de base e em reforços com experiência na série B para encarar a temporada. A busca é pelo fim do jejum de título, que não vem desde 2017. O principal nome entre os 10 reforços contratados é o de Léo Gamalho, centroavante artilheiro que fez sucesso no Criciúma e no CRB nas últimas temporadas. Time-base: Wilson; Natanael, Wellington Carvalho, Luciano Castán e Romário; Jhony Douglas (Willian Farias), Matheus Bueno e Mattheus Oliveira (Luiz Henrique); Waguininho, Rafinha e Léo Gamalho. Téc: Gustavo Morínigo. A estreia será no domingo, contra o Cascavel CR, em casa, no estádio Couto Pereira.
FC Cascavel:
Semifinalista em 2020, o FC Cascavel entra em campo buscando se consolidar entre as melhores equipes do Campeonato Paranaense. Após uma ótima campanha na temporada passada, o FC Cascavel terminou a competição em 4º lugar e garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. A diretoria do FC Cascavel aposta no técnico Tcheco (Ex-jogador de Corinthians e Grêmio) para comandar a equipe na beira do gramado. A equipe cascavelense manteve a base do time do ano passado e contratou apenas 5 reforços para a disputa do estadual. João Pedro, ex-Athletico, é o principal nome contratado. Time-base: Ricardo; Libano, Afonso, Wilian e Wilian Simões; Oberdan, Duda, Willyan Sotto e Robinho; Henrique e Léo Itaperuna. Téc: Tcheco. A estreia será no sábado, contra o Paraná Clube, em casa, no estádio Olímpico Regional.
Londrina EC:
Com o acesso à série B do Campeonato Brasileiro, o Londrina manteve uma base da temporada passada e contratou reforços pontuais para a disputa do Paranaense. O Tubarão vai em busca do seu quinto título no Campeonato Paranaense. Em 2020, o time parou nas quartas de final, eliminado pelo Athletico. Para este ano, Silvinho Canuto foi promovido como técnico principal e conta com o retorno de nomes importantes, como os do goleiro César e dos atacantes Safira e Jonatas Belusso, que estavam emprestados a outras equipes. Time-base: Dalton; João Carlos, Marcondes, William Correia e Luiz Henrique; Jean Henrique (Luan Marchiori), Marcelo Freitas e Adenílson; Douglas Santos, Safira e Thiago Henrique. Téc: Silvinho Canuto. A estreia será no sábado, contra o Maringá, em casa, no Estádio do Café.
Maringá FC:
Recém-promovido à primeira divisão do Paranaense, o Maringá conta com um elenco jovem para buscar uma vaga na Copa do Brasil e na Série D. No ano passado, o clube foi vice-campeão da divisão de acesso. Com a maioria dos jogadores sendo garotos do sub-23, o Tricolor do Norte tem o lateral-esquerdo Carlinhos, bicampeão brasileiro pelo Fluminense, como o mais experiente. O time será comandado pelo técnico Marcos Soares, ex-Botafogo-RJ. Time-base: Caio; Nhayson, Rafael Castro, Vilar e Abel Paredes; Parrudo, Cazonatti e Danilinho (Bassani); Moraes, Vintecinco (Patrikão) e Renê. Téc: Marcos Soares. A estreia será no sábado, contra o Londrina, fora de casa, no Estádio do Café.
Operário Ferroviário:
O Fantasma de Vila Oficinas entra no Paranaense como um dos postulantes ao título. Após uma boa campanha na série B da temporada passada, terminando como 8º colocado, a diretoria conseguiu manter mais de 90% do plantel para a disputa do estadual. Além da manutenção de uma base sólida, o Operário contratou 4 reforços para a atual temporada: Os zagueiros Léo Rigo (Ex-Londrina) e Odivan (Ex-Juventude), o lateral-esquerdo Djalma Silva (Ex-Confiança) e o atacante Felipe Garcia (Ex-Chape). Campeão em 2015, o Fantasma busca o título para coroar o bom trabalho de Matheus Costa, que ficou a apenas 4 pontos de conquistar um acesso à Série A do Brasileirão na temporada passada. Com a manutenção dos melhores jogadores do elenco (Rafael Bonfim, Marcelo, Ricardo Bueno e Rafael Oller) e com a chegada de reforços pontuais, o Fantasma entra como forte candidato ao título do Paranaense. Time-base: Thiago Braga; Alex Silva, Bonfim, Léo Rigo e Fabiano; Leandro Vilela, Marcelo e Tomas Bastos; Jean Carlo, Ricardo Bueno e Rafael Oller. Téc: Matheus Costa. A estreia será no domingo, contra o Azuriz, em casa, no Estádio Germano Krüger.
Paraná Clube:
Depois de uma péssima temporada, que culminou no rebaixamento do clube à série C do Campeonato Brasileiro, o Tricolor da Vila reformulou praticamente todo o elenco. Com apenas três remanescentes da temporada passada, o Paraná se reforçou com 17 contratados e entra com o objetivo de chegar até a semifinal, fase na qual garante uma vaga na Copa do Brasil de 2022. A reformulação do Paraná passou também pelo comando técnico, com a demissão de Márcio Coelho e a contratação de Maurílio Silva, ídolo paranista na década de 90 como jogador. Time-base: Renan; Jailson, Salles, Jefferson e Christianno; Mazinho, Lucas Abreu, Thiago Alves e Juninho; Hugo Sanches e Da Silva. Téc: Maurílio Silva. A estreia será no sábado, contra o FC Cascavel, fora de casa, no estádio Olímpico Regional.
Rio Branco:
A aposta do Rio Branco nesta temporada será em nomes experientes para a disputa do estadual. Pedro Botelho (Ex-Athletico), Zezinho (Ex-Santos) e Bernardo (Ex-Vasco) são alguns atletas conhecidos no futebol brasileiro que reforçam o Leão da Estradinha no Paranaense. No ano passado, o Rio Branco terminou a primeira fase no sétimo lugar e, com muitos desfalques por conta da saída de jogadores em meio à pandemia de Covid-19, foi eliminado pelo FC Cascavel com um placar de 8 a 0 no agregado. O técnico desta temporada é Norberto Lemos, que teve passagens por clubes como Coritiba, Fluminense, Internacional e Portuguesa, além de já ter treinado o Operário Ferroviário. Time-base: Lucas Macanhan; Léo Simas, Henrique Matos, Marcio (Clau) e Pedro Botelho; Altair, PH, Bernardo e Zezinho; Marcelinho (Igor) e Weverton. A estreia será no domingo, contra o Toledo, fora de casa, no Estádio 14 de dezembro.
Toledo:
Após conseguir fugir da zona de rebaixamento em 2020, ficando na 10ª colocação, o Toledo aposta na mescla de experiência e juventude para surpreender nesta temporada. Em 2019, o Porco foi vice-campeão paranaense, perdendo a final para o Athletico, nos pênaltis. Sob o comando do técnico Valmir Israel, o elenco do Toledo conta com diversos jovens jogadores e dois jogadores acima de 40 anos (o goleiro Paulo Sérgio e o zagueiro Marcio Marques). Dessa forma, a estratégia é mesclar juventude com experiência para buscar uma classificação para a segunda fase. Time-base: Paulo Sérgio; Gabriel Proença, João Neto, Márcio Marques e Vavá; Leo Carvalho (Davi), Nicolas, Matheus Motta e Eduardinho; Léo Porto (Jean) e Tiago Gomes. Téc: Valmir Israel. A estreia será no domingo, contra o Rio Branco, em casa, no Estádio 14 de dezembro.
Regulamento
Primeira fase: Os clubes se enfrentam no formato “todos contra todos” em turno único, com 11 rodadas, em pontos corridos. Os primeiros 8 classificados garantem vaga na 2ª fase da competição. Athletico, Coritiba, FC Cascavel, Cianorte, Operário-PR e Londrina fazem seis jogos em casa por terem sido os melhores na última edição. Já Cascavel CR, Paraná Clube, Rio Branco-PR, Toledo e os recém-promovidos Azuriz e Maringá terão cinco partidas como mandante.
Segunda fase: Os 8 primeiros classificados se enfrentam em partidas de ida e volta no formato “mata-mata”, com critério de gol qualificado fora de casa (o gol marcado fora de casa conta como critério de desempate na soma dos placares). Os duelos serão definidos de acordo com a colocação na primeira fase. O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto colocado duela contra quinto.
Semifinal: O time classificado do jogo entre o primeiro colocado vs o oitavo pega quem passar do jogo entre o quarto vs quinto. E o classificado de segundo vs sétimo enfrenta quem passar de terceiro vs sexto.
Final: Os dois clubes classificados pela semifinal jogarão a final em ida e volta. As finais do Paranaense 2021 estão marcadas para 16 e 23 de maio.
Rebaixamento: Os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira fase (11º e 12º colocados) automaticamente são rebaixados para a segunda divisão.
Confira a agenda das duas primeiras rodadas:
Primeira rodada
• Cianorte x Athletico: 27/02, sábado, 17h15 - Albino Turbay
• Londrina x Maringá: 27/02, sábado, 19h15 - Estádio do Café
• FC Cascavel x Paraná: 27/02, sábado, 19h30 – Olímpico
• Coritiba x Cascavel CR: 28/02, domingo, 16h - Couto Pereira
• Toledo x Rio Branco-PR: 28/02, domingo, 16h - 14 de Dezembro
• Operário-PR x Azuriz: 28/02, domingo, 16h - Germano Krüger
Segunda rodada
• Paraná Clube x Londrina: 02/03, terça, 21h30 - Vila Capanema
• Rio Branco-PR x Cianorte: 03/03, quarta, 16h – Estradinha
• Azuriz x FC Cascavel: 03/03, quarta, 16h - Estádio os Pioneiros
• Cascavel CR x Toledo: 03/03, quarta, 19h15 - Estádio Regional
• Maringá x Coritiba: 03/03, quarta, 19h15 - Willie Davids
• Athletico x Operário-PR: 04/03, quinta, 19h15 - Arena da Baixada
Foto: André Jonsson - OFEC