No dia Internacional das Mulheres, o Operário fez uma homenagem entrando em campo apenas com Sócias Kids ao lado dos jogadores. A ideia também era incentivar a maior participação e presença do público feminino nos estádios.
Necessitado de um resultado positivo após o revés da última quinta-feira (5) enfrentando o América Mineiro pela Copa do Brasil, o Operário não saiu do empate contra o Toledo em jogo válido pela décima rodada do Campeonato Paranaense.
Com essa necessidade em mente, logo aos 3 minutos de jogo o Operário abriu o placar. Bustamante recebeu a bola no meio de campo e fez belo passe para Cleyton, que carregou e finalizou para a defesa do goleiro do Toledo, mas no rebote, o camisa 9 Jefinho balançou as redes.
Com um gol logo no início, a torcida esperava uma vitória sem muitos problemas. Após o gol, porém, o ritmo do jogo diminuiu, e o Operário, apesar de controlar a posse de bola, não conseguia criar nenhuma oportunidade clara de gol.
A única chance boa após o gol veio aos 18’, quando Cleyton limpou o defensor do Toledo e finalizou no travessão. A primeira oportunidade do Toledo no jogo veio apenas aos 33’ do primeiro tempo, mas o goleiro Rodrigo Viana defendeu o chute rasteiro de PH sem muitos problemas.
O primeiro tempo, mesmo com gol antes dos cinco minutos iniciais, foi apático e com poucas emoções, e acabou com a torcida do Fantasma vaiando o time.
O segundo tempo, assim como o fim do primeiro, começou com ritmo lento e poucas chances criadas de ambos os lados.
Aos 21’, porém, o Toledo conseguiu o empate. Após troca de passes no meio de campo, o meia Christian recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu no canto, sem chances do goleiro Operariano defender.
Dois minutos depois do gol, o Toledo teve ótima oportunidade de virar o jogo. PH recebeu lançamento nas costas da defesa e entrou na área, mas a finalização cruzada acabou indo para fora.
Curiosamente, aos 32’ do segundo tempo o volante Mineiro, do Toledo, recebeu o segundo amarelo, mas a falta foi cobrada com o jogador ainda em campo. Isso se deve ao fato de que o árbitro Cristian Eduardo Gorski não perceber que ele já tinha recebido um amarelo logo no início da segunda etapa. Logo após a saída de bola, porém, o quarto árbitro avisou Cristian e Mineiro foi então retirado de campo.
Precisando do resultado positivo, o Operário foi pra cima do Toledo no fim do jogo. Aos 39’, Douglas Coutinho recebeu cruzamento na área e de cabeça passa para Jefinho, que cabeceia no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro Diego.
O Operário até chegou ao segundo gol, mas o camisa 9 Jefinho estava impedido no lance, assim tendo o gol anulado.
Após o jogo, na coletiva de imprensa, o presidente do grupo gestor do Operário, Álvaro Góes, exigiu respeito à história do técnico Gérson Gusmão no clube, e também disse que qualquer dispensa de jogadores à essa altura do Campeonato Paranaense está descartada.
O empate acabou sendo um resultado negativo para ambos os clubes. O Operário, que neste momento ocupa o quarto lugar na competição, precisava da vitória para acalmar os ânimos da torcida e para poder respirar um pouco. Além disso, o próximo compromisso do Operário é contra o Londrina, no Estádio do Café. O Londrina está com 2 pontos à menos que o Fantasma, então o time precisa de pelo menos um empate no próximo domingo, as 16h.
A situação do Toledo, contudo, é o inverso do caso do Operário. O time se encontra, nesse momento, em antepenúltimo, com dois pontos à frente do PSTC e do União-PR. O próximo jogo do Toledo é em casa, contra o Paraná, também às 16h de domingo. Em caso de derrota ou empate, o Toledo dependerá de um tropeço dos dois times abaixo dele na tabela de classificação para não ser rebaixado.
Escalações:
Operário: Rodrigo Viana; Sávio, Douglas Nascimento, Juan Sosa, Julinho (Pablo – 46’); Fábio, Jorge Jiménez (Rafael Chorão – 70’), Bustamante; Cleyton, Lucas Batatinha (Douglas Coutinho – 66’) e Jefinho.
Técnico: Gérson Gusmão
Toledo: Diego; Jeferson Prill, Murilo Batalha, Tomazi (Dudu – 29’), Vavá; Mineiro, Juninho, Christian, Gustavo; Lucas Vieira (David – 58’) e PH (André Bala – 82’)
Técnico: Zé Maria
Ficha Técnica:
Campeonato Paranaense
Operário Ferroviário 1 x 1 Toledo – Jefinho (3’ – OFEC) e Christian (56’ – TOL)
Data: 8 de março de 2020
Hora: 16:00 (Brasília)
Estádio: Germano Krüger, Ponta Grossa - PR
Árbitro: Cristian Eduardo Gorski (PR)
CA: Jefinho e Cleyton (OFEC) / Jeferson Prill e Tomazi (TOL)
CV: Mineiro (TOL)
Público total: 3.470
Público pagante: 3.030
Renda: R$ 63.010
Fotos: Gabriel Ryden