Em duelo válido pela segunda rodada da Superliga Masculina de Vôlei, o Ponta Grossa Vôlei saiu derrotado pelo APAN Blumenau pelo placar de 3x1 na noite dessa quarta-feira (20), na Arena Multiuso, em Ponta Grossa. O confronto marcou a estreia da equipe dos Campos Gerais em casa, porém, mesmo com o apoio da torcida, os mandantes amargaram o segundo revés em dois jogos na competição.
1º SET (15x25): No início de partida as equipes estavam ansiosas e cometeram muitos erros, mas a equipe catarinense logo acertou seu jogo e com grande atuação do ponteiro Daniel, abriu vantagem no placar. Já os ponta-grossenses não se encontraram no set. Além de não conseguir parar o ataque do APAN Blumenau, contou com sete erros de saque e diversas falhas na defesa.
2º SET (25X23): A equipe mandante voltou mais ligada e conseguiu minimizar os erros, além de criar dificuldades para o ataque visitante com diversos bloqueios e defesas, mas ainda pecava nos saques. O set foi marcado por diversos rallys e equilíbrio do começo ao fim.
3ºSET (14X25): Os donos da casa começaram mal o set e logo no início os visitantes abriram quatro pontos de vantagem no placar. A equipe paranaense não conseguia ter efetividade no ataque, além de não oferecer resistência nas investidas do catarinenses, que se aproveitaram dos diversos erros individuais do adversário para dominar o set.
4ºSET (19X25): Assim como em praticamente todo o confronto, o Ponta Grossa Vôlei não conseguiu atacar com eficiência e teve dificuldade nos bloqueios catarinenses, além dos erros de fundamentos que deram pontos aos visitantes. Logo no começo do set o Blumenau conquistou boa vantagem que durou até o final do confronto.
Léo Alexsander, ponteiro do Ponta Grossa Vôlei, justifica que o emocional da equipe pesou no resultado. “Falta paciência, tranquilidade, amadurecer mais o saque e o ataque. Estão apavorados para fazer tudo, querendo fazer de uma vez só e no voleibol não dá nada certo assim, tem que ter paciência para concluir o jogo”.
O técnico do time paranaense, Fábio Tadeu, lamenta o jogo ruim feito contra o adversário direto para a permanência na competição e projeta o próximo confronto. “Num jogo que é tido como uma final igual hoje, de adversário direto frente as nossas pretensões não dá pra errar tanto, foram 36 erros diretos, pontos dados de graça para o adversário. (...) Hoje à noite, a comissão técnica já se reúne e começa a fazer os ajustes para o confronto contra a equipe de Ribeirão, amanhã treinamos a proposta de jogo para sábado. Mas não adianta nada só treinar se as coisas não fluírem, então a primeira coisa é sentar com os atletas, colocar a cabeça no lugar e administrar a ansiedade”.
O Ponta Grossa Vôlei volta a jogar no próximo sábado (23), para enfrentar a equipe do Pacaembu/Ribeirão Preto. O confronto será na Arena Multiuso, com início às 18 horas. O valor da entrada é de 20 reais e 10 a meia. Os portões da 'Arena' serão abertos às 16 horas.
Fotos: Willian dos Santos Lima