A 2ª Etapa Pontagrossense de Skate 2019, realizada pela Associação Pontagrossense de Skate (APS), reuniu skatistas tanto de Ponta Grossa, como de várias regiões do Paraná. No domingo (29), a competição contou com as categorias Iniciante, Amador, Master e Best Trick. As inscrições foram feitas no local. Para competir, o participante teve de pagar R$15,00 mais um quilo de alimento, ou R$20,00. A surpresa ficou por conta da categoria Feminina, que não registrou nenhuma inscrição, segundo a organização do campeonato.
O evento vem como uma forma cultural, para combater o preconceito e a discriminação que os skatistas sofrem diariamente, como diz o presidente da APS, Roger Maliski. “Infelizmente temos uma cultura um tanto quanto travada, e a APS vem pra quebrar um pouco isso”, explica o presidente.
A etapa foi dividida em classificatórias e finais, entre as categorias Iniciante, Amador e Master. Enquanto a disputa da Best Trick fechou o evento.
Em todas as categorias, pelo menos 8 competidores saíram como vencedores, apenas na “Best Trick”, que consiste em fazer a melhor manobra, que apenas um saiu como vencedor. As premiações variaram de produtos das lojas de skate patrocinadoras, prêmios e premiação em dinheiro.
O competidor Yuri Massoquetti veio de Telêmaco Borba para competir e avaliou positivamente o campeonato. “Foi ‘da hora’. A organização conseguiu reunir a galera de fora, de várias cidades. Os caras são de verdade”, conta. “Eu achei que nem passaria para as finais, foi uma surpresa”, comenta Massoquetti sobre sua atuação.
“A rapaziada está andando bem, o dia está agradável, é legal ver os amigos na arquibancada prestigiando o ‘rolê’”, é o que diz Deivid Oliveira, espectador do evento.
Ainda sobre a categoria feminina que acabou não acontecendo, Maliski lamenta, pois ainda são poucas as meninas que praticam e competem na modalidade na cidade de Ponta Grossa. “È uma pena. Colocamos a categoria feminina para incentivar e motivar as meninas. Precisamos aos poucos quebrar o gelo”, explica o presidente. “Estamos propondo a oportunidade de participar e competir, para fomentar e motivar as meninas a participar”, finaliza.
Fotos: André Ribeiro e Larissa Hofbauer