Aconteceu nesse sábado (8), o 4º Campeonato Paranaense de Street Workout e Calistenia, na Praça Urbano Caldeira, no bairro Rio Verde, em Ponta Grossa. “A calistenia é uma metodologia de treinamento que você utiliza o peso do teu próprio corpo pra fazer uma atividade ou um exercício físico, por exemplo uma barra ou uma flexão, isso já é calistenia”, explica um dos organizadores do evento e bi-campeão paranaense da modalidade, Silvio Ferreira Neto.

 

Já o street workout é um esporte derivado da ginástica olímpica, mas realizada na rua e com mistura de outras modalidades, como o parkour, o free running e movimentos que lembram danças do hip-hop. O evento contou com a apresentação livre de 12 atletas, dos quais 8 foram classificados para o mata-mata, que se iniciou em formato de quartas de final. O título ficou com o atleta Renan Ortiz, o grande campeão. O atleta Luis Guilherme ficou com o vice-campeonato, seguido por Rodrigo Correia, que ficou na terceira colocação geral. 

Entre os participantes, havia competidores de Foz do Iguaçu, Maringá, Floresta e Ponta Grossa. Um dos representantes de Maringá, Luis Guilherme, que ficou na 2ª colocação geral, viajou mais de 300km para poder participar do campeonato. “Eu comecei no street workout por amor e sigo até hoje. É um campeonato de nível paranaense e fiz questão de comparecer e representar minha equipe e meu esporte”, destaca o atleta. “É um esporte diferenciado, que proporciona muitas qualidades, como a força bruta, a flexibilidade e a resistência”, finaliza.

O presidente da Associação de Moradores do Rio Verde, Fabio Silva, também colaborou na organização do evento. Junto com Silvio Ferreira Neto, ele foi um dos responsáveis pela promoção do campeonato no bairro. “É um esporte muito importante pro bairro, pois muitos jovens da comunidade que ficavam nas esquinas, nos bares, estão interagindo com o esporte”, relata.

Bi-campeão da modalidade, Silvio Ferreira Neto conta como é estar do lado de fora, avaliando os jovens que estão começando no esporte. “Realizamos os campeonatos para ter uma difusão maior do esporte, para a galera conhecer e para incentivar eles a praticar. Além de trazer saúde, o esporte abre várias portas pra vida, como emprego, viagens e quem se envolve nos campeonatos aprende muito com os outros”, comenta.

Os vencedores dividiram o prêmio em 75% do valor das inscrições para o 1º colocado e 25% para o 2º. Além disso, os primeiros colocados ganharam medalhas, troféus e suplementos alimentares.

Fotos: Marcus Benedetti

 

DSC0156
DSC0123
DSC0120
DSC0112
DSC0099
DSC0095
DSC0060
DSC0086
DSC0055
DSC0045