A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta quarta-feira (29), teve o segundo seminário de Futebol&Midia e Tecnologia, no auditório do Bloco E, PDE no campus de Uvaranas. O evento contou com 7 palestrantes, que abordaram vários aspectos do futebol, conceitos sociais e midiáticos, e os impactos sociais que o esporte possui.

A palestra teve início com fala do Jornalista Evandro Harenza, atualmente da RPC. Harenza apontou dados sobre a audiência e números do futebol na TV aberta. "O futebol chega a 99% dos municípios do Brasil" afirmou o jornalista. O segundo palestrante do dia foi Felipe Simão Pontes, Professor do curso de Jornalismo da UEPG, que abordou o meio midiático e o impacto comunicacional do esporte. "O futebol é um espetáculo essencialmente midiático", destacou Pontes.

Em sequência a palestrante Natasha Santos discutiu como a literatura e o futebol se dialogam. "O jornalismo e o futebol estão em uma ligação simultânea, mas também essa ligação entre o esporte e a literatura".

A segunda parte da palestra foi destinada a discussão sobre segurança e conflitos no futebol. Os palestrantes foram Diego Murzi, Professor pela Universidade de Buenos Aires, que trouxe valores sobre a violência no esporte na Argentina, o Capitão da Polícia Militar Alfredo Euclides Dias Netto que falou sobre a perspectiva dos policiais militares sobre as violências no esporte e de torcidas organizadas. A palestra foi de organizada pelo curso de educação física. O coordenador da organização, Miguel Arcanjo de Freitas, afirma que o objetivo do evento faz uma ligação com o futebol. "O futebol é uma ferramenta que se permite observar toda a sociedade". A palestra contou com presença de alunos da graduação e pós-graduação.

Fotos: Gabriel Ryden