O Operário Ferroviário venceu de virada o Sport Recife, nesta terça-feira em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Com o resultado de 2 a 1 a favor, o time dos Campos Gerais chega a sete pontos e respira na competição, deixando a zona de rebaixamento, na décima primeira posição. A partida teve a marca de forte chuva e de gramado encharcado.

 

1ºTempo: Operário e Sport vieram para a partida postados no 4-4-2 e 4-2-3-1, respectivamente. Com os dois volantes Chicão e a volta de índio, após não ter participado da derrota do Fantasma por 2 a 0 para o Botafogo (SP), e Schumacher e Felipe Augusto na frente, os donos da casa buscavam a recuperação na Série B. O Sport entrava no Germano Krüger na busca pela ponta da tabela. Felipe Augusto logo nos primeiros minutos arriscou de fora da área mas sem dificuldades para o goleiro Mailson, do Sport.

Devido a forte chuva que atingiu Ponta Grossa no dia da partida, o gramado molhado as equipes tinham dificuldades com o toque de bola e nos domínios de bola. O time mandante manifestava-se mais presente na zona de ataque, enquanto que o Sport apostava nos contra-ataques. A primeira chance de gol veio com seu atacante Schumacher, que dominou a bola próximo a marca do pênalti e chutando no centro do gol, em cima do goleiro adversário. O Sport, após o lance de ataque do Operário respondeu logo na sequência quando a defesa alvinegra e o ataque rubro negro dividiram e a bola sobrou para Hernane “Brocador”, como é conhecido, e de passagem por grandes clubes brasileiros como Flamengo e Bahia, arriscou de fora da área e a bola passou no canto esquerdo do goleiro Simão com perigo.

A partida seguiu bastante disputada, até que em contra-ataque do Sport, em que três jogadores do Sport foram contra dois defensores do Operário, uma bola cruzada na área que sobrou para o camisa 10 Sammi, que bateu colocado no alto esquerdo do gol, sem chances para o goleiro Simão, abrindo o placar no GK. O Operário sentiu o gol, e os erros de passes no meio campo se agravaram. O meio campo errava nas saídas de bola, os volantes Chicão e Índio não conseguiam dar o ritmo entre a defesa ao ataque. Já na segunda metade da primeira etapa, o Sport com Guilherme, em mais um erro de saída de bola do time de branco, chegou frente a frente com o goleiro Simão que desta vez fechou bem o ângulo e evitou o segundo gol do Sport.

A torcida se irritava com o time que não encaixava uma boa chance de gol. Em outro lance de perigo da equipe do Sport, quando o lateral esquerdo Julinho perdeu a bola na defesa para Hernane , que chutou por cima do gol de Simão. A partida teve uma paralização por conta de um buraco no gramado, que teve que ser reparado. Gerson Gusmão, ainda no primeiro tempo, visando a mudança de postura da equipe, colocou Bruno Batat no lugar de Rafael Chorão. Porém, mesmo com a mudança, em um primeiro tempo apagado do time da casa e domínio do Sport, placar de 1 a 0 para os visitantes.

2º Tempo: Na volta do intervalo, as poças de água aumentaram, após uma forte chuva durante o intervalo. A bolava rolava pouco em campo, prejudicando a jogabilidade das equipes, que passavam a apostar em lançamentos longos. O Sport teve um lance de perigo com Hernane, que ganhou em dividida na ponta esquerda do ataque, e chutou por cima do gol. Após o susto do Sport, o Operário lançou-se ao ataque, em lance na ponta direita da defesa do Sport, após boa defesa do goleiro Mailson cortando o cruzamento na área, a bola voltou para Bruno Batata, que cortou o zagueiro e sofreu a falta na área, e o juiz anotou o pênalti para os donos da casa, contando com muita reclamação da equipe. Schumacher partiu para a cobrança, e mesmo o goleiro do rubro negro de Pernambuco acertando o canto e tocando na bola, empatou a partida para o alvinegro ponta-grossensse, após amargar 441 minutos sem marcar um gol.

A equipe voltou com outra postura e comandava os ataques da partida. Mailton, em cobrança de falta, quase virou a partida após boa defesa do goleiro do Sport. Na sequência, em cobrança de escanteio, Mailton cobrou e no primeiro pau, Felipe Augusto, desviou e anotou a virada para o Operário. Após 440 minutos sem fazer gol, o operário marcava logo dois em menos de 30 minutos. Guto Ferreira fez uma alteração, saindo Hernane para a entrada de Elton, camisa 99. O Sport adiantou a marcação e foi em busca do empate, e o time de Gerson Gusmão buscava a posse de bola e apostar em contra-ataques. O técnico Gerson Gusmão realizou a segunda alteração, com a entrada de Robinho camisa 22 no lugar do autor do segundo gol, Felipe Augusto. A partida permaneceu com o Sport tentando chegar com lances de perigo ao ataque, e teve sua melhor chance quando em dividida, a bola sobrou na área para Juninho Piauiense, sozinho em frente ao Simão, chutou para a linha de fundo longe do gol. Final de jogo no Germano Krüger, com recuperação do Operário na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Sport Recife.

Operário Ferroviário 2x1 Sport Recife

Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Gerson Gusmão avaliou o resultado da partida. "A entrada de Bruno Batata nos deu uma dinâmica diferente que possibilitou a virada da equipe". O técnico ainda projetou a próxima partida da equipe. "Buscaremos a vitória fora de casa, contra uma equipe bem postada, o Brasil de Pelotas, que venceu na última rodada". A diretoria ainda garantiu que o clube está atrás de outro atacante. Na próxima rodada, o Operário joga contra o Brasil de Pelotas no Rio Grande do Sul, no próximo sábado (01) as 19h. O Sport enfrenta na próxima rodada o Vitória, na Ilha do Retiro em Recife.

Fotos: Cícero Goytacaz

operario28-05-11
operario28-05-9
operario28-05-8
operario28-05-7
operario28-05-5
operario28-05-6
operario28-05-3
operario28-05-4
operario28-05-1
operario28-05-2