Em noite fria em Ponta Grossa, Operário e Botafogo-SP, enfrentaram-se neste sábado, no Estádio Germano Kruger, às 19h, em jogo válido pela 5ª do Campeonato Brasileiro Série B. A partida terminou com o placar de 2x0 para equipe visitante, com este resultado, a equipe de Vila Oficinas chega ao terceiro jogo consecutivo sem marcar gols.

 

Operário e Botafogo criaram chances de gol logo nos primeiros minutos de jogo. A equipe paulista criou jogadas pelo lado direito de campo, em duas oportunidades com bola cruzada na área, obrigando aos zagueiros afastarem de cabeça. Pelo lado do Fantasma, Felipe Augusto tentou buscar, em cruzamento, o atacante Schumacher, mas sem êxito. Aos 10’, após jogada trabalhada em frente a área do Botafogo, a bola chegou em Mailton, dando passe para Chicão que chutou a bola para fora, passando perto do gol do goleiro Darley, criando a primeira finalização da equipe alvinegra. Mailton aos 12’, recebeu na linha de fundo, entrando na área adversária, dando passe para Schumacher, que chutou em cima do zaga do Botafogo, em mais uma chance criada pelo camisa 2 do Operário. O jogo continuou equilibrado, com disputa de bola no meio-campo e forte marcação de ambas as equipes. Em lance pela direita, Mailton tenta o drible a bola sobra dentro da área para Felipe Augusto que acerta a trave, aos 19’.

Em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, a bola chega no atacante Rafael Costa que faz o gol, mas o assistente marca falta do camisa 99, que acaba levando o cartão amarelo. Com três volantes, a equipe paulista exerce forte marcação no meio-campo, fazendo com que o Operário errasse passes e não construísse jogadas. Aos 29’, a equipe de Ribeirão Preto, cobrou falta pelo lado direito do ataque, em cruzamento a bola chega em Rafael Costa que manda para fora. Em resposta ao ataque dos visitantes, a equipe mandante troca passes rápidos no ataque, chegando com perigo ao gol de Darley em chute do Índio que mandou para fora. Após falha da zaga do Operário, Júlio Cesar recebe livre na área e marca o primeiro gol da partida, aos 38’, acertando o chute no canto direito do goleiro Simão.

Nos minutos finais do primeiro tempo, a equipe alvinegra tenta chegar ao gol de empate, com passes na área central de campo e lançamentos para aos atacantes. Mesmo com a troca de passes do time de Vila Oficinas, o tricolor mantém a forte marcação, não dando oportunidades de finalização ao time alvinegro. O fim da primeira etapa foi marcado pelas fortes vaias da torcida mandante, após má finalização de Felipe Augusto.

Na volta para segunda etapa, os técnicos fizeram mudanças, pelo lado do Operário, Gersinho Gusmão colocou o atacante Jean Carlo, na vaga de Revson. Na equipe tricolor, Roberto Cavalo tira Rafael Costa e Jonata Machado dando lugar ao camisa Henan e Higor. Logo aos 3’ do segundo tempo, Rafael Chorão aproveita o rebote da zaga do Botafogo e chuta para de fora da área, obrigando ao goleiro Darley espalmar para fora. Após o escanteio cobrado, Schumacher cabeceia sem marcação, mas acaba errando a finalização. Com troca rápida de passes pelo lado direito, a bola chega em Chicão, que cruza para dentro da área, a bola chega em Jean Carlo, que da marca do pênalti isola a bola, aos 10’. Com poucas oportunidades de gol, a equipe mandante apostava em cruzamentos e chutes de média distância, ambas sem êxito.

Aos 17’, ocorre a segunda substituição do Fantasma, entra Uilliam no lugar de Rafael Chorão. Em lance pela direita, Murilo recebe dentro da área e acerta o travessão, chegando perto do segundo gol do Botafogo, aos 18’. O Operário com poucas oportunidades com a bola ao chão, mantém as tentativas pelo alto, principalmente pelo lado direito, mas todas sem perigo ao gol de Darley. Aos 26’, Marcelo recebe próximo da área e arrisca de meia distância, a bola passa a direita do goleiro adversário. Em troca de passes, a bola chega em Henan, que arriscou pelo lado direito da área, obrigando difícil defesa do goleiro Simão. Com 28’ jogados, entra Bruno José e sai Júlio Cesar pelo lado do Botafogo. Na equipe do Operário sai Maílton dando lugar a Bruno Batata, com a esta mudança, a equipe alvinegra fica em campo com quatro atacantes. Mesmo com as modificações, o time mandante não consegue trocar passes, mantendo a bola aérea. Aproveitando os erros do Operário, o time do Botafogo aproveita e começa a explorar os contra-ataques. Em cruzamento pela direita, Henan aproveita a sobra dos zagueiros e estufa as redes do Operário, marcando o segundo gol do Botafogo, aos 41’ jogados.

Em contra-ataque, nos acréscimos da partida, Murilo chega na entrada da área e chuta para fora, criando a última chance do jogo, terminando a partida em 2x0 para o Botafogo. Com o resultado, a equipe tricolor chega a liderança do campeonato com 12 pontos. A equipe de Ponta Grossa mantém os 4 pontos e a 17ª posição, terminando a 5ª rodada na zona de rebaixamento.

Após o fim da partida, o goleiro Simão reclama das más circunstancias do jogo para o Operário e defende o técnico Gerson Gusmão. ‘’ Os gols que nós levamos foram erros nossos, problemas que comprometem nosso trabalho, não é apenas culpa do técnico, ele nos colocou em um patamar diferente e merece apoio.’’

Em entrevista coletiva, o técnico Gersinho, admite a má organização dos jogadores no segundo tempo, assumindo a culpa pelos erros da equipe. ‘’ Devemos continuar melhorando, levamos gols que não poderíamos ter tomados, em erros nossos, temos que trabalhar para no próximo jogo corrigir estes erros’’. Gersinho ainda comenta sobre a opção das jogadas em bolas cruzadas. ‘’ Uma jogada que nós temos, principalmente pela presença do Schumacher, foi uma cobrança minha para que insistissem nessas bolas cruzadas, principalmente pelo Botafogo jogar sem abrir espaços’’.

O próximo jogo do Operário será na terça-feira (28), contra o Sport, no Estádio Germano Kruger, as 19h15. A equipe do Botafogo, recebe o Criciúma, no próximo sábado (01), as 16h30, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Fotos: Fabiana Manganotti

operario25-05-11
operario25-05-9
operario25-05-10
operario25-05-8
operario25-05-6
operario25-05-7
operario25-05-3
operario25-05-5
operario25-05-4
operario25-05-2