Após perder na estreia, fora de casa, para o Athletico pelo placar de 1 a 0, o Operário Ferroviário voltou a campo pelo Campeonato Paranaense – Sub-17 na manhã deste sábado (04). Em partida válida pela segunda rodada e realizada no Estádio Miró de Freitas, em Ponta Grossa, o Fantasminha bateu o Coritiba pelo placar de 3 a 0 e conquistou os primeiros três pontos no Grupo C da competição, com gols marcados por Jonathan Yuri, Lucas e Léo.

No início de partida, os mandantes buscavam esperar o adversário na defensiva, enquanto o Coxa partia para o campo de ataque, tinha a iniciativa de jogar com a bola no pé, valorizando a posse e trocando passes no meio-campo. Na defesa, o alvinegro se sobressaía, principalmente em jogadas aéreas, devido ao tamanho de seus defensores.

A partir dos 15’, o jogo ficou truncado no meio-campo. Ambos os times buscavam ganhar espaço na linha que divide o gramado, mas nenhum conseguia eficiência para atacar, não havendo nenhuma finalização ao gol nos primeiros 25 minutos. Aos 26’, o zagueiro Thiago, do Coritiba, foi expulso. O assistente 2, Gustavo Kucharski, conversou com o árbitro José Molinari Filho e mandou o camisa 4 mais cedo para o vestiário.

O primeiro arremate ao gol para os operarianos foi feito por Marcelinho. O atacante arriscou de fora e a bola saiu em linha de fundo. Aos 35’, Marcelinho finalizou novamente da intermediária e de perna canhota, para bela defesa do goleiro Pedro Silva. Na sequência, o Fantasminha abriu o placar no Miró de Freitas. Falta cobrada na meia esquerda pelo capitão Jonathan Yuri, que bateu de direita, por cima da barreira e marcou um belo gol aos 37’. Os visitantes tentaram responder também em cobrança de falta; Alec Guedes bateu de perna direita e acertou o travessão para terminar a etapa inicial.

Logo no início da etapa complementar, o alvinegro levou perigo à meta alviverde. Luiz Felipe levantou na pequena área e Marcelinho errou o tempo de bola, por pouco o Fantasminha não ampliou o marcador. Aos 5’, os mandantes ampliaram a vantagem em dois gols relâmpagos. Lucas avançou pela ponta esquerda e achou Marcelinho livre na segunda trave para empurrar para o fundo das redes. Na sequência, em contra-ataque após o reinício de partida, Léo apenas bateu na saída do goleiro coxa-branca e fez o terceiro do alvinegro.

Aos 8’, a segunda expulsão do jogo, desta vez pelo lado alvinegro. O meio-campista Eduardo recebeu cartão vermelho após confusão e ambas as equipes ficaram com 10 jogadores em campo. O zagueiro Jonathan Yuri foi o primeiro operariano a tomar cartão amarelo, devido à reclamação excessiva. Os visitantes buscavam diminuir a vantagem e quase marcaram o primeiro em cobrança de falta de Alec Guedes; o goleiro Caio Pires defendeu.

Perdendo por três gols de diferença, o Coritiba começou a sair mais para o campo de ataque. O atacante Guilherme chutou de fora da área e mais uma vez Caio Pires espalmou. O técnico Cristiano Cruz fez a primeira mudança no Fantasminha, trocando Luiz Felipe pelo camisa 17, Breno. Em jogada pela ponta esquerda, os curitibanos chegaram mais uma vez; Guilherme recebeu cruzamento e finalizou de voleio, mas a bola subiu e saiu em linha de fundo.

A partir dos 30’, o jogo começou a ficar faltoso. Bernardo, volante do Coxa, recebeu cartão amarelo após falta cometida em Marcelinho. A resposta dos ponta-grossenses era jogando bola, trocando passes pelos lados do campo e saindo em contra-ataques, mantendo a postura ofensiva para terminar a partida.

Placar final: Operário Ferroviário 3 x 0 Coritiba

O zagueiro e capitão do Operário, Jonathan Yuri, comentou o belo gol de falta que fez; gol que abriu a vantagem alvinegra na partida. “Hoje tive o prazer de marcar o gol de falta, pois treino muito e fui feliz na finalização”. O camisa 4 também avaliou a postura defensiva da equipe. “O time foi consistente, estamos treinando firme e vamos longe nesta competição”.

O técnico do alvinegro, Cristiano Cruz, avaliou a estreia em casa da equipe. “Parabenizo os meninos pelo empenho e determinação, estamos mostrando o que é Operário, é vontade e raça. Mesmo com a derrota para o Athletico, viemos de bons jogos e hoje mostramos, aqui em Ponta Grosssa, que nosso time é assim. Que possamos fazer uma boa campanha”.

A próxima partida do Operário Ferroviário pelo Campeonato Paranaense Sub-17 é no próximo sábado (11). A equipe viaja até Londrina, onde visita os donos da casa pela terceira rodada da competição, no Estádio Solar do Bosque.

Fotos: Allyson Santos

IMG75501
IMG7676
IMG7668
IMG7657
IMG7624
IMG7599
IMG7598
IMG7596
IMG7592
IMG7553