Uilliam comemora seu primeiro gol com a camisa do Fantasma!

Vinte e oito anos depois de disputar pela última vez o Campeonato Brasileiro da Série B, o Operário Ferroviário entrou em campo no Estádio Germano Kruger, em Vila Oficinas, para encarar o América Mineiro. Na partida realizada na noite desta sexta-feira (26), o Fantasma bateu o Coelho pelo placar de 1 a 0, com gol marcado pelo estreante Uilliam. Com a vitória, os comandados de Gérson Gusmão conquistam os primeiros três pontos na competição.

O início de partida foi de equilíbrio, as equipes começaram se estudando e buscando espaço no meio-campo, por meio da troca de passes. O primeiro cartão amarelo da partida foi dado para o zagueiro Diego Jussani, do América, que aplicou carrinho em Felipe Augusto e tomou cartão. O Fantasma foi quem levou perigo por primeiro, aos 14’; após escanteio batido pela direita, Bruno Batata cabeceou, a bola passou rente à trave de Fernando Leal e saiu em linha de fundo.

Na metade do tempo, o domínio passou a ser dos mandantes. O Operário mantinha a posse de bola e avançava bem pela ponta esquerda. Outra chance foi criada pelo alvinegro, desta vez em escanteio batido por Xuxa; Uilliam subiu sozinho, mas errou o cabeceio. A resposta dos visitantes veio com Leandro Silva, que arriscou arremate de fora e a bola saiu em linha de fundo. Era visível a facilidade do OFEC em atacar pelo lado esquerdo, principalmente com Felipe Augusto e Bruno Batata que saía da função de centroavante e vinha buscar jogo pelas laterais.

A deficiência do ataque alvinegro era o lado direito. O Fantasma não conseguia atacar por esse lado, errando muitos passes e não assustava a defesa adversária. A maneira em que o Coelho buscava chegar ofensivamente era por contra-ataques, mas sem eficiência. A última chance criada pelos operarianos saiu em chute cruzado de Felipe Augusto, mas Fernando Leal fez a defesa para encerrar a primeira etapa.

Para o segundo tempo de jogo, Gérson Gusmão fez a primeira alteração no alvinegro: entrou o zagueiro Sosa, improvisado na lateral direita, no lugar do lateral de ofício, Léo. A primeira chance de gol criada pelo Fantasma foi com jogada pela direita de Felipe Augusto, o ponta tentou o passe pelo meio e Xuxa não conseguiu alcançar. A resposta americana veio com cabeceio de Júnior Viçosa; após escanteio cobrado pela direita o atacante finalizou pra fora.

Era perceptível o domínio alvinegro na etapa final, principalmente pela direita, onde havia anteriormente problema para atacar. Aos 14’, João Paulo recebeu o segundo cartão do Coelho e o segundo do jogo, em falta marcada em Uilliam. Na sequência, Índio matou contra-ataque e também recebeu cartão, o primeiro para os mandantes.

A rede balançou apenas aos 18’; após cruzamento de Allan Vieira pela esquerda, Uilliam estava livre na segunda trave para mandar pro fundo do gol. Primeiro gol do recém-chegado no Fantasma. A resposta dos mineiros veio em cabeceio de Felipe Azevedo, o meio-campista desviou e Simão praticou bela defesa. Na sequência, o Operário mudou pela segunda vez: saiu Xuxa e entrou Jardel.

Após o gol marcado, o Fantasma mudou a tática de jogo, começaram a marcar a partir do meio-campo, chamando os americanos para o ataque; já o adversário não aproveitou e errava passes na metade do gramado. Na última alteração feita por Gersinho, entrou Dione e saiu Felipe Augusto, atacante por atacante. O empate do América quase veio com Matheusinho, que bateu cruzado e a bola passou rente à trave de Simão, que acabou tomando cartão amarelo por retardar o reinicio de jogo no tiro de meta; pelo lado verde-negro, foi França que tomou cartão por reclamação. O último lance de perigo da partida foi em arremate, novamente de Matheusinho, que chutou em linha de fundo e encerrou a partida.

Em entrevista coletiva, o atacante Bruno Batata, do Operário, destacou a importância da torcida na estreia da equipe. “Aqui no Germano o que acontece é diferente, é algo sobrenatural, tiramos raça e força da onde não temos e o torcedor tem a consciência que é peça fundamental; o Operário só chegou até aqui por causa do seu torcedor”, afirma o camisa 9.

O técnico do Operário Ferroviário, Gérson Gusmão, explicou como sua equipe irá se portar na próxima partida. “Vamos voltar ao lugar que fomos campeões, deixamos nossa marca lá, mas devemos respeitar o adversário que é uma grande equipe, se reforçou para a competição; mas vamos jogar pra frente, buscando o gol, sendo ofensivo, já que é uma característica da nossa equipe e também tendo cuidados defensivos”, disse o treinador.

O Operário Ferroviário volta a campo no próximo sábado (04/05), contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 19h. O América-MG joga sua primeira partida em casa, na próxima terça-feira (30/04), quando recebe o Botafogo-SP às 21h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Fotos: Marcus Benedetti

IMG4053
IMG4044
IMG4021
IMG3999
IMG3989
IMG3946
IMG3923
IMG3867
IMG3837
IMG3834