Os treinos do Tubarões/Copel Telecom/MM/LDPG - equipe de Basquete em Cadeira de Rodas (BCR) - vão além de testar e aprimorar a habilidade técnica dos atletas. A forma física também é constantemente trabalhada e é um diferencial, tanto no jogo, quanto nas vidas dos jogadores.

 

Para se prepararem para as competições durante o ano, os atletas devem estar em plena forma física. Força, velocidade e resistência são bastante utilizados durante uma partida. Além disso, os jogadores aplicam no dia a dia os alongamentos e exercícios aprendidos.

O atleta Osvaldo Mayer Junior afirma que o treino é importante para manter o corpo em movimento, principalmente os músculos. "Os treinos aumentam nossa força física, isso nos ajuda, por exemplo, a descer uma calçada sem rebaixamento empinando a cadeira", diz Mayer. "Além do mais, estimulam completamente os músculos, desde o punho que se fortalece e evita lesões, até o pulmão que nos ajuda a não cansar tão rápido", completa.

Até o ano passado, os treinos não eram realizados dessa forma. Os jogadores não tinham o acompanhamento de um preparador físico, diferente deste ano.

O preparador físico da equipe, Jõao Nunes, diz que os jogadores estão respondendo bem ao estilo dos treinamentos, apesar de estarem há pouco tempo treinando, devido às férias prolongadas que tiveram. "Estou adicionando exercícios mais funcionais, voltados ao basquete, e a aceitação deles está sendo 100%. Todos estão gostando, apesar do treino ser cansativo", explica Nunes. "A esperança é que logo em abril, onde disputamos alguns jogos em Londrina, a equipe esteja bem preparada" finaliza.

Os treinos acontecem terça, quinta e sexta, às 19h30 no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, em Ponta Grossa.

Fotos: André Riberio

basquetetubara02019-9
basquetetubara02019-8
basquetetubara02019-7
basquetetubara02019-5
basquetetubara02019-6
basquetetubara02019-4
basquetetubara02019-3
basquetetubara02019-2
basquetetubara02019-1