O Pyl FC enfrentou a Associação de Pais e Amigos do Futsal (APAF), de Paranaguá, na noite deste sábado (16), no Ginásio Oscar Pereira, em Ponta Grossa. De virada, a equipe pontagrossense venceu pelo placar de 3x2. O jogo amistoso serviu de preparação para a Série Bronze do Campeonato Paranaense, que tem início em abril.
O primeiro tempo do confronto começou movimentado, com as duas equipes se estudando bastante. A APAF optou por arriscar chutes de longa distância à meta defendida pelo goleiro Galdino, enquanto os donos da casa se defendiam e esperavam algum erro adversário para contra-atacar. Os parnanguaras tinham mais posse de bola e controlavam as ações ofensivas no início de jogo, obrigando o goleiro adversário a fazer defesas importantes. O Pyl, por sua vez, só conseguia equilibrar o confronto quando adiantava o goleiro Galdino.
Faltando 5 minutos para o fim do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, o camisa 13 Guilherme, da APAF, chutou cruzado no canto direito para abrir o placar. Pouco tempo após o gol, o Pyl errou na saída de bola e Lucas ampliou a vantagem para os visitantes, fechando o primeiro período.
Na segunda etapa, a equipe da casa voltou pressionando e, depois de jogada trabalhada, Luan acertou a trave. A equipe do litoral se pôs a esperar as tomadas de decisões dos pontagrossenses, e jogar principalmente nos contra-ataques e erros adversários.
O jogo ficou truncado, num perde e ganha. As duas equipes brigando para ficar com a posse da bola, até que, em jogada individual, Lucas Ribeiro levou a bola para a linha de fundo e chutou cruzado, encontrando Wellington sozinho, que completou para o gol e diminuiu a vantagem faltando 7 minutos para o fim.
Com o gol, o jogo ganhou em velocidade. A equipe pontagrossense passou a pressionar os adversários em busca do gol de empate, que em diversas vezes ficou no quase, tanto com Lauro que recebeu lançamento, girou e bateu, obrigando o goleiro Marcus a fazer a intervenção, quanto com Renan, que acertou um chute forte na trave. Mas, a pressão teve resultado e, após um bate e rebate, a bola sobrou para Wellington outra vez, que sem deixar cair, finalizou forte para vencer o goleiro e empatar a partida.
Os últimos 2 minutos foram movimentados, as duas equipes estavam em busca do gol da vitória. Até que, num erro de saída da APAF, Luan recuperou, driblou e chutou na saída do goleiro, no último segundo, para dar números finais a partida e garantindo a vitória do Pyl FC.
Após o confronto, o técnico do Pyl FC, Wilson Bian Júnior deu ênfase à evolução da equipe durante o jogo. “A equipe se superou principalmente na marcação.”, disse o treinador. “Infelizmente saímos atrás no placar, mas mostramos que temos qualidade e potencial para buscar qualquer jogo”, finaliza.
Autor de dois gols, o atleta Wellington destacou a motivação da equipe para o Campeonato Paranaense Série Bronze. “Iniciamos o projeto este ano, mas nosso objetivo é subir para a Série Prata, não temos outro objetivo a não ser o acesso”, diz o atleta.
Fotos: Mariana Santos e Tayná Feliciano