O Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte/UniSecal/LDPG viajou até São João da Boa Vista-SP para enfrentar o UNIFAE, em duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Basquete. Em atuação bastante apagada dos ponta-grossenses, a equipe paulista dominou as ações e venceu por 80 a 61 no Ginásio do CIC. Destaque para o trio de arbitragem da partida que era formado por mulheres, com Andreia Regina da Silva (FIBA-SP), Ana Carolina Galvão (CBB-SP) e Crislaine Fernandes Alves (CBB-SP).
1ºQ: A partida começou com Wilsinho e Alison marcando em arremessos de três, ambos os times iniciaram suas táticas com forte esquema ofensivo pelos lados, mas com cinco minutos de partida a equipe mandante começou a utilizar o garrafão para atacar, principalmente com o capitão Dieguinho.
O NBPG tentava com arremessos de três com Wilsinho e Cícero, mas sem êxito, a resposta é de Igor, o camisa 14 da equipe verde chuta de fora e marca, virando o marcador para a UNIFAE. Milos mudou todo o time, fez substituições em todas as posições e a equipe grená voltou a liderar o placar em belo arremesso de três de Biloca. Léo Dias marcou em bandeja para encerrar o primeiro período. (15 x 18)
2ºQ: O time de São João voltou a explorar o garrafão no segundo quarto de jogo, usando o pivô Mauro Júnior e na sequência Michel, obrigando Milos a pedir tempo, já que sua equipe perdia por quatro pontos de diferença. Na volta do tempo, a UNIFAE mostra que sua força ofensiva é pelo meio, desta vez Mateus apareceu para pontuar e depois com Pedrinho, abrindo 10 pontos de diferença com quatro minutos jogados no quarto.
O NBPG voltou a pontuar na metade do período, em cesta de Wilsinho que sofreu falta e converteu o lance livre, porém a UNIFAE estava muito bem postada na defesa, conseguindo contra-ataques com Mateus que marcou em bandeja e em um arremesso de três, Milos foi obrigado a pedir tempo novamente. Igor e Pedrinho fora, destaques nos chutes de três, o UNIFAE chegou a abrir 21 pontos de vantagem com arremessos de fora, já o Lobo pecava em passes ofensivos e cometia muitas faltas, fazendo com que Matheus pontuasse e recebesse falta, levando sua equipe para o vestiário com grande vantagem no marcador. (46 x 27)
3ºQ: No segundo tempo, o NBPG voltou com muito poderio ofensivo, Biloca acertou arremesso de três, sofreu falta e converteu o lance livre. Wilsinho também marcou, mas para dois pontos. O time ponta-grossense que saiu de quadra perdendo por 19 pontos, voltou com grande ação ofensiva e diminuiu a vantagem para 10, principalmente em ataques de Wilsinho, obrigando o técnico Paulo Renor a pedir tempo para os mandantes.
O UNIFAE tentava responder em chute de três de Alison, mas ela bateu no aro e o rebote dos visitantes é forte, no ataque Wilsinho pontuava e Batata sofria falta. Arquidelly saiu do banco para desafogar a equipe mandante, onde recuperou a bola desarmando Wilsinho e pontuou para a UNIFAE, na sequência Michel ampliou a vantagem dos paulistas em chute de três, fazendo com que o NBPG terminasse o período 17 pontos atrás do placar. (62 x 45)
4ºQ: No último período, a entrada de Léo Dias e Matheus foi um diferencial pra equipe ponta-grossense, que não deixou o time mandante pontuar nos dois primeiros minutos, somente com Michel em arremesso de três que o UNIFAE conseguiu marcar. Após confusão no garrafão, a bola sobrou com o time verde e Dieguinho fez a bandeja no contra-ataque.
Milos pediu tempo técnico, pois os mandantes chegaram a 70 pontos na metade do último quarto. Wilsinho não converteu os dois lances livres que tinha direito e no rebote a UNIFAE se sobressaiu. Cícero chegou a cinco faltas e teve que deixar a quadra, enquanto o time verde manteve a liderança de 20 pontos no placar. Mesmo com larga vantagem, os paulistas mantinham a marcação alta pra cima dos ponta-grossenses. Ainda houve tempo de Pedrinho, o camisa número 0 do UNIFAE, marcar duas vezes em arremessos de três para finalizar a vitória dos mandantes.
UNIFAE 81 x 60 Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte/UniSecal/LDPG
Cestinhas: Dieguinho – 15pts (UNIFAE); Wilsinho – 16pts (NBPG)
O técnico da UNIFAE, Paulo Renor, destacou a torcida como fator fundamental em entrevista à TVN Sports. “Estou muito contente, não só pela vitória, mas por tudo que deu certo aqui hoje. Todos nos divertimos, com ginásio lotado e isso mostra que nosso time tem estrutura e tem torcida para a competição e estamos muito otimistas para haver cada vez mais público.”
Já Milos Alexander, técnico do NBPG, lamentou a derrota. “Hoje não foi como planejamos, a equipe de São João fez um jogo bonito e sentimos dificuldade em assimilar o jogo intenso que eles fazem, com rotação rápida. Mas sabíamos da dificuldade que é jogar aqui e agora é esquecer já que temos um jogo importante domingo.”
Na próxima partida, o UNIFAE joga novamente em casa em São João da Boa Vista, desta vez contra o São José dos Pinhais. Já o NBPG joga fora de seus domínios mais uma vez, domingo às 11h contra a Liga Sorocabana em Sorocaba.
Fotos: LabCom UNIFAE