NBPG/CCR RodoNorte/UniSecal/LDPG-PR e Blackstar Basquete-SC se enfrentaram neste sábado (09), em confronto válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Basquete, competição que equivale a divisão de acesso do Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato nacional. O jogo foi realizado no Ginásio Borell du Vernay, em Ponta Grossa e os donos da casa saíram com vitória, pelo placar de 103x65.

 

O primeiro quarto iniciou bastante movimentado, com chances para ambos os lados. O NBPG buscava impor seu jogo, principalmente com Wilsinho armando as jogadas para as chegadas de Biloca e Cícero, que apareceram muito bem no início da partida. Já o Blackstar, buscava atacar por meio do seu pivô, Felipe Rech, que foi bastante acionado, além de Leandro, que infiltrava na defesa ponta-grossense. O técnico Milos Alexander, da equipe paranaense, colocou o pivô Matheus no jogo e o camisa 12 conseguiu, por hora, impedir os avanços do pivô adversário. Com isso, o NBPG conseguiu aproveitar a velocidade de Biloca nos contra-ataques e terminar o período na frente do placar. (22x17)

No segundo quarto, a equipe da casa continuou a explorar os contra-ataques, aproveitando-se da velocidade do armador Wilsinho, o que obrigou o treinador Olivia a pedir tempo técnico. Após a pausa, Michel do NBPG passa a ser a solução com arremessos de fora, devido a forte marcação do Blackstar. Leandro faz uma cesta de três pontos e Milos pede tempo. A equipe paranaense volta melhor da segunda parada e continua explorando a velocidade de Wilsinho e Garcia nos contra-ataques. Após o camisa 13 do Blackstar, Lucas, desperdiçar 4 lances livres, a equipe da casa abre vantagem no placar e fecha o segundo período com 17 pontos de vantagem. (47x30)

Na volta do intervalo, os paranaenses mantiveram o nível dos primeiros quartos e ampliaram ainda mais a vantagem, não deixando os catarinenses encostarem no placar. A forte marcação do NBPG dificultava a vida dos adversários, que não conseguiam emplacar uma sequência de pontos. Mesmo após um pedido de tempo do técnico Olivia, os visitantes não conseguiram executar seu jogo e buscar o placar. O jogo perde o ritmo com o estouro das 5 faltas e os ponta-grossenses terminam o terceiro período com ampla vantagem. (77x48)

No último tempo, a equipe do Blackstar tenta buscar jogo no seu pivô, Rech, que marcado, pouco consegue fazer. Léo Dias, que havia vindo do banco ponta-grossense, aproveita o final de jogo morno para ampliar a vantagem que já era ampla para os pontagrossenses. O panorama continua o mesmo até o fim do jogo. (103x65)

O armador do NBPG, Wilsinho, foi escolhido como o melhor jogador da partida e recebeu o troféu Jaime Maurício da Silva. O cestinha da partida foi Leandro do Blackstar, com 21 pontos.

Após a vitória, o armador do NBPG, Wilsinho, destacou a força e a importância da torcida para o resultado da partida. “Executar tudo aquilo que a gente tem feito nos treinos diante do ginásio lotado, vibrando, é gratificante”, disse o melhor jogador da partida.

O ala Bitoca, destaque do time da casa com 18 pontos, exaltou a qualidade dos adversários. “Sabíamos da dificuldade do time de Joinville, conhecíamos a qualidade de cada jogador”, explica o jogador. “Vamos continuar estudando as próximas equipes e seguir trabalhando firme para fazer bons jogos”, finaliza.

O camisa 10 da equipe catarinense, David, lamentou a derrota e apontou a parte defensiva como diferencial. “Vamos procurar dar ênfase a defesa que é o nosso principal, já que não conseguimos nos impor diante deles.”, disse.

O NBPG/CCR RodoNorte/UniSecal/LDPG-PR volta à quadra na sexta-feira (15), em São João da Boa Vista (SP) contra o Unifae/São João da Boa Vista. Já o Blackstar Basquete vai a Araraquara (SP) enfrentar o Araraquara/ABA/Fundesport, também na sexta-feira.

Fotos: Vitor Almeida

nbpg90319-15
nbpg90319-14
nbpg90319-13
nbpg90319-11
nbpg90319-10
nbpg90319-9
nbpg90319-8
nbpg90319-7
nbpg90319-6
nbpg90319-5