Jogadores do Corinthians comemoram com a torcida que esteve em grande número na Arena (foto: João Paulo Pacheco)

Caramuru Vôlei e Corinthians Guarulhos se enfrentaram em jogo válido pela 8ª rodada da Superliga Cimed Masculina de Vôlei, na tarde deste sábado (21), na Arena Multiuso em Ponta Grossa. Os comandados de Fábio Sampaio chegaram a vencer o segundo e terceiro sets, mas foram surpreendidos nos dois últimos e saíram derrotados pela oitava vez na competição. Destaque para o Corinthians que vence a segunda consecutiva e se distancia da zona do rebaixamento.

1º set: O início de partida foi equilibrado, ambas as equipes exploraram os lados para atacar e as defesas correspondiam em fortes bloqueios. O time corintiano levava vantagem nos erros forçados de saque e recepções da equipe mandante. O tigre até tentava responder com Jonatas e Léozão pelas pontas. Destaque para bela largada de Pedrão, que surpreendeu a defesa alvinegra e mantendo o equilíbrio nos primeiros 10 pontos jogados.
O técnico Fábio Sampaio foi obrigado a pedir tempo, devido aos muitos erros nos ataques da equipe ponta-grossense, que resultou em uma melhora defensiva e ofensiva por parte do Caramuru, acertando dois bloqueios e um ataque. No decorrer do set, o alvinegro paulista mantinha a liderança no placar por quatro pontos de diferença, com o apoio de suas torcidas organizadas, a Estopim e Camisa 12, que marcaram grande presença à Arena Multiuso. Houve reclamação da torcida corintiana que levou faixas ao ginásio, sendo que é proibido em jogos da Superliga. Delegado da partida, policiais e torcedores discutiram por alguns minutos.
Ao final do set, o tigre esboçou uma reação deixando o marcador empatado, a virada no placar veio em ace de Japa, que na sequência desperdiçou a chance de vencer o set errando o saque seguinte. Marcelinho foi advertido com cartão amarelo por muita reclamação à arbitragem e na sequência o Corinthians fecha o set por 33 a 31

2º set: O início de segundo set é de superioridade corintiana, a defesa ponta-grossense tinha dificuldade nas recepções de saque de Marcelinho. Léozão de 2,09m parou no bloqueio de Nicolas com 2,03m.
O Caramuru virou o jogo por meio dos erros na defesa paulista, tanto em recepções de saque quanto na defesa dos ataques, abrindo até dez pontos de vantagem, fazendo com que o técnico Gersinho pedisse tempo, mas os erros continuavam, em ambos os setores, pois o Corinthians errava passes e pecava na defesa, enquanto o Caramuru era forte nos ataques pelo lado com Léozão na direita e Jonatas na esquerda, fechando o set por 25 a 16.

3º set: Logo no início, o ponta Toro levou cartão amarelo. Assim como no primeiro set, o equilíbrio volta à partida. Corinthians e Caramuru disputaram ponto a ponto, com bela festa da torcida corintiana com bexigas e cantando o hino do clube, a torcida dos ponta-grossenses vaiou.
O Tigre achou outra forma de atacar na metade do set, explorando o meio com Jonatas e Thales, enquanto o alvinegro de Parque São Jorge errava saques jogando para fora, mas mantendo a vantagem no marcador. Fábio coloca Japa e o capitão Índio na partida, pois a equipe aurinegra não conseguia diminuir a vantagem no placar que era de quatro pontos. Com a mudança no levantador e no ponta, os mandantes conseguiram reagir e Gersinho pede tempo. No setor defensivo também houve melhoria, com os corintianos não passando pelo bloqueio de Alejandro e Jonatas, e com o apoio da torcida, o tigre conseguiu virar a partida e vencer o set por 25 a 22.

4º set: Jogo parelho desde o início do set, com a equipe preta e branca reforçada nos bloqueios e se defendendo muito bem na rede, mas apenas vencendo pela diferença mínima no placar. Tentando diminuir a vantagem, o time de PG continuava apostando no jogo pelos lados, mas a defesa não correspondia falhando nos ataques dos visitantes. Índio e Jonatas erraram ataques fáceis na rede e aumentaram a diferença no placar para o adversário que venceu o set por 25 a 18.

5° set: A partida foi decidida no tie-break. Com o ataque ponta-grossense funcionando no início do set e os paulistas errando saques. A equipe visitante era amplamente superior nos bloqueios, virando o placar na metade do set e fazendo Fábio Sampaio pedir tempo. As duas torcidas apoiavam muito ambas as equipes, enquanto o Corinthians abria ainda mais vantagem no marcador chegando a quatro pontos de diferença, devido à falha de posicionamento na defesa do Caramuru. A comissão técnica do Tigre se preocupou com Jonatas que sentiu o ombro, mas voltou ao jogo e viu o Corinthians finalizar a partida por 15 a 9.

Placar final: Caramuru Vôlei 2 x 3 Corinthians Guarulhos (parciais de 31 x 33; 25 x 16; 25 x 22; 18 x 25; e 9 x 15)

Serginho, líbero e camisa 10 do Corinthians, avaliou a partida feita pela sua equipe. “O resultado foi bom, estávamos precisando vencer um jogo fora de casa e jogar aqui é muito difícil. Caramuru tem um ritmo de jogo muito alto e a torcida apoia muito eles. Penso que foi positivo para a continuidade do campeonato”, relata.

Marcelinho, levantador do alvinegro destacou a torcida com um dos fatores para fundamentais para a melhora da equipe. “É importante ter a torcida ao nosso lado, eles nos ajudam muito, em momentos de dificuldade estão sempre nos apoiando e isso é ótimo”, afirma.

O líbero e camisa 19 do Caramuru, Gian, declarou a importância de voltar a pontuar na competição, já que a equipe não pontuava desde a 2ª rodada, quando foi derrotada pelo SESC-RJ por 3 a 2. “Ponto importante. O jogo foi pegado e estamos lutando para que a vitória saia, mudamos a postura que vínhamos pecando nas últimas partidas e fomos para cima deles, perdemos por detalhes”, explica.

O técnico do Tigre, Fábio Sampaio, lamentou mais uma vez a derrota. “Continuamos envergonhados pela situação, temos um elenco para brigar por coisas maiores. Situação tá difícil, mas fizemos um ponto e agora é ter paciência, se é possível ter mais paciência ainda”, expressa.

Com este jogo, o Caramuru chega a oito jogos sem vencer e ocupa a 12ª posição da classificação com 2 pontos ganhos. Na próxima rodada, a 9ª da competição, o Tigre viaja até Campinas para enfrentar o Vôlei Renata no Ginásio Taquaral, quarta-feira (12) às 20 horas.

O Corinthians vence a segunda consecutiva, após bater Maringá e Caramuru e ocupa a 10ª colocação da tabela com 6 pontos. O próximo compromisso dos comandados de Gersinho é em casa, no Ginásio Ponte Grande em Guarulhos, contra o Vôlei Um Itapetininga. A partida também será na quarta-feira (12) às 20 horas.

Fotos: João Paulo Pacheco

IMG2278
IMG2281
IMG2298
IMG2430
IMG2552
IMG2412
IMG2537
IMG2565
IMG2501
IMG2495