Após a partida, jogadores e comissão técnica comemoram em quadra mais um título estadual. (Foto: João Paulo Pacheco)
O Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte se sagrou, pela quarta vez, campeão do Campeonato Paranaense de Basquete. O feito aconteceu na noite desta quinta-feira (22) no Ginásio Borell Du Vernay, em Ponta Grossa. A equipe ponta-grossense venceu os dois jogos da série para conquistar o título, o primeiro em Pato Branco por 83 a 74 e hoje em PG, pelo placar de 88 a 55.
1º Q: A partida inicia com Pato Branco buscando arremesso de fora com Paulinho que erra (0/1 – 0%). Na sequência, Cícero e Castellon acertam seus lances livres e mantém o equilíbrio na partida. O primeiro belo lance do jogo é com Leandro acertando chute de fora (1/1 – 100%), a resposta ponta-grossense vem em fortes ataques no garrafão, utilizando o ala William e o pivô Tom que pontuam por meio de bandejas. Após tempo pedido pelo técnico Carlos Magno, a estratégia pato-branquense é atacar pelos lados, Paulinho até força um chute de três, mas ela não cai (0/2 – 0%). A equipe aurirrubra continua explorando o garrafão, as surpresas são o armador Wilsinho e o ala Michel atacarem nessa área. Em erro de passe no ataque do Pato, William puxa o contra-ataque e aplica uma bela enterrada, Josemar tenta responder em finalização de três, mas ela bate no aro e não cai (0/1 – 0%), o primeiro quarto foi encerrado após Kevin pontuar em bandeja, sofrer a falta e converter o lance livre. (24 x 18)
2ºQ: No segundo quarto, o time visitante tenta valorizar a posse de bola, mas Robinho é desarmado e Servelin faz a bandeja em contra-ataque. Quem puxa o ataque mandante é Michel, o ala sai do campo defensivo e utiliza o garrafão para pontuar, assim ele marcou uma bandeja e converteu o lance o livre após sofrer falta. O técnico do Pato pede mais um tempo. Após o pedido de tempo, a equipe azul e vermelha começa a atacar mais pelo meio, mas a marcação ponta-grossense é forte e bloqueia os pivôs visitantes. Com meio período jogado é perceptível a superioridade do NBPG, porém Leandro acerta sua segunda de três no jogo (2/2 – 100%), Paulinho também tenta, mas erra (0/3 – 0%). Para o NBPG, Nilson em seu primeiro arremesso no jogo acerta uma de três (1/1 – 100%), na sequência ele recebe dois passes de William, enterra na primeira e faz a bandeja na segunda para encerrar o primeiro tempo e o NBPG ir para o vestiário 22 pontos à frente do adversário. (51 x 29)
3ºQ: No terceiro período a partida fica mais equilibrada, os pato-branquenses colocam a marcação em cima forçando o time mandante a errar na saída de bola. Eric tenta seu primeiro arremesso de fora e erra (0/1 – 0%), na sequência Leandro acerta belo arremesso de três (3/3 – 100%) e obriga Milos a pedir tempo. É visível a reação dos visitantes. Na volta do tempo, Pato continua no ataque, Josemar até tenta chute de três, mas ela não cai (0/2 – 0%). A saída do NBPG é utilizar o garrafão, porém a defesa do Pato é eficiente e força erros dos mandantes. Cássio entra no jogo e aplica duas enterradas, na sequência é a vez de Michel chutar pela primeira vez de fora no jogo e ele acerta (1/1 – 100%). (68 x 45)
4ºQ: No último quarto de jogo, com menos de 40 segundos jogados, o pivô César marca em arremesso de fora (1/1 – 100%). O NBPG procura atacar pelo garrafão novamente, agora com Jackson que acaba de sair do banco para sofrer a falta e converter os dois lances livres. Pato tenta atacar em chutes de três, desta vez com Castellon que erra (0/1 – 100%). A equipe visitante não consegue pontuar, devido ao erro nas finalizações, se expondo assim ao contra-ataque e obrigando Carlos Magno a pedir tempo. Na volta do tempo, Jackson converte mais dois lances livres, Kevin tenta responder arremessando de três, mas ela toca no aro e não cai (0/1 - 0%), mas na sequência ele desarma Michel e faz a bandeja. Michel se recupera invadindo o garrafão, fazendo a bandeja, sofrendo a falta e convertendo o lance livre. Ainda houve tempo para Léo Dias acertar sua única de três (1/1 – 100%) na partida e finalizar o jogo.
Placar final: Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte 88 x 55 Pato Basquete
O camisa 42, Djair, participou dos quatro títulos estaduais do NBPG e explicou a emoção de ser campeão novamente. “É legal ter mais um título para a carreira, coroa um trabalho do ano todo. Sabemos que têm poucas equipes que trabalham no Paraná, mas o trabalho aqui é sério, pois é um projeto sólido. Enquanto tivermos saúde e oportunidades, estaremos participando e tentando ajudar da melhor maneira possível. Este ano sofri com lesões, fiquei muito tempo parado, mas pretendo voltar o ano que vem melhor do que foi este ano”, conclui o armador.
O ala, Michel voltou à equipe este ano e comentou a importância de mais um título. “Uma satisfação estar voltando ao grupo que eu já conhecia, estava aqui há dois anos e conquistar este importante título que aumenta o currículo do projeto e ajudando a crescer cada dia mais”, afirma o camisa 13.
Servelin que é ala e chegou a PG no segundo semestre, vindo do Londrina, explica a importância de ser campeão no primeiro campeonato em que disputou pela equipe ponta-grossense. “É uma honra jogar aqui, sempre joguei contra e nunca imaginei que estaria vestindo essa camisa, ainda mais que eu jogava no rival. É uma oportunidade muito boa, agradeço à diretoria e é bom ser campeão aqui pelo NBPG”, relata o camisa 19.
Com a partida, ambas as equipes encerram seus trabalhos em 2018.
Fotos: João Paulo Pacheco e Germano Busato