Ponta Grossa Futsal/Fundesp/UniSecal (PGF) e AGFF/Fac. Guairacá/Guarapuava (Guarapuava) se enfrentaram em confronto válido pela última rodada da segunda fase do Campeonato Paranaense Feminino Adulto de Futsal - Série Ouro. O confronto aconteceu na noite do sábado (27), no Ginásio Zukão, em Ponta Grossa. A partida terminou em 5x3 favorável às donas da casa.
A equipe do PGF adotou uma postura ofensiva para o início da partida, enquanto o time de Guarapuava apostou em se defender e sair no contra-ataque. A estratégia funcionou para as visitantes, quando após uma roubada de bola na defesa, a camisa 9, Vanessa, foi lançada no ataque, com espaço, ela chutou cruzado e abriu o marcador com menos de 2 minutos do primeiro tempo. O time ponta-grossense não se abateu com o gol sofrido e partiu para o ataque. Yasmin fez bela jogada e chutou pro gol, a bola desviou levemente na marcadora e enganou a goleira do Guarapuava, empatando o jogo 1 minuto após o gol adversário.
Após os tentos de ambas as equipes, o jogo seguiu com o PGF ditando o ritmo da partida e as guarapuavanas se defendiam, esperando um erro para contra-atacar. As ponta-grossenses arriscavam arremates de longa distância e obrigavam a goleira Catiele a trabalhar bastante. Com tanta insistência, o segundo gol saiu, num chute forte da camisa 13, Andri, a bola ainda tocou nas mãos da goleira antes de entrar.
Com os dois gols do PGF, a equipe guarapavana sai mais ao ataque, em busca do gol de empate, o que abre espaço para o jogo do Ponta Grossa, principalmente com Gi, que atua na armação do time. E é dos pés de Gi que sai o terceiro gol, um chute forte que ainda belisca a trave antes de balançar a rede. Com isso, o PGF fecha a primeira etapa em 3x1.
O segundo tempo inicia com uma pressão da equipe visitante no ataque, e com menos de 2 minutos, outra vez, a camisa 5, Thais, acerta um chute forte e vence a goleira Rafa, fazendo o segundo gol da equipe de Guarapuava. Após o gol, o jogo fica mais pegado, as duas equipes crescem na marcação e cometem faltas. O PGF, quando chega ao ataque, é parado pelas boas intervenções da goleira Anna, que entrou no segundo tempo. O Guarapuava, por sua vez, marca a partir da meia quadra e espera o erro da equipe da casa, seguem buscando o empate e conseguem, a camisa 10, Danise, acerta um chute potente e empata o jogo 11 minutos do segundo tempo.
Aos 14 minutos do segundo tempo, Yasmin do Ponta Grossa recebe o cartão amarelo por um carrinho aplicado em Kelen. No mesmo minuto, Danise do Guarapuava também é amarelada por cometer infração. O jogo continua equilibrado, a equipe ponta-grossense se defende, enquanto o Guarapuava vai ao ataque tentando o quarto gol. Mas, num contra-ataque trabalhado entre três jogadoras do PGF, a camisa 5, Isa, faz o quarto gol da equipe.
Com o fim da partida próximo, a equipe de Guarapuava começa a ficar nervoso, a camisa 9, Vanessa, recebe o cartão amarelo por falta cometida. Aos 37 minutos, Danise derruba Gi dentro da área, e o juiz não titubeia para marcar a penalidade para a equipe do PGF e mostrar o segundo amarelo para a camisa 10, que é expulsa de quadra. A goleira Rafa bate, a bola toca nas duas traves e entra, para fechar o placar do jogo em 5x3 para as ponta-grossenses.
Após a partida, a autora de um dos gols, Isa, destaca a importância da vitória. "Este jogo não valia mais nada para o classificatório, mas é importante vencer para chegar com moral para as quartas de final", enfatiza.
"Sabemos que o que tínhamos que fazer com tranquilidade, fizemos até aqui. Agora, a fase de mata mata é muito difícil, qualquer adversário será complicado", afirma o técnico do PGF, China Malaquias.
O Ponta Grossa Futsal/Fundesp/UniSecal volta à quadra no próximo sábado (3), para encarar o Londrina pelo primeiro jogo das quartas de final. A partida acontece em Londrina, enquanto a volta, fica para a semana seguinte, no ginásio Zukão, em Ponta Grossa.
Fotos: André Ribeiro Pires