Em duelo válido pela 1ª rodada da Superliga Masculina de Vôlei 2018/2019, Caramuru Vôlei e EMS Taubaté Funvic se enfrentaram na noite deste sábado (27) na Arena Multiuso em Ponta Grossa. O time ponta-grossense não encontrou maneiras de parar o forte ataque da equipe adversária e saiu derrotado por 3 sets a 0, parciais de 25 a 16, 25 a 19 e 25 a 20. Destaque para o meia Lucão, eleito o melhor jogador da partida.

 

1º set: A partida inicia com um ace do estreante na Superliga pelo Taubaté, Douglas Souza que saca e a bola resvala na rede caindo na quadra adversária. Os mandantes conseguem lidar com o favoritismo dos taubateanos, explorando os erros de saque de Lucarelli e as ações ofensivas de Vissotto pelo lado. O meia Lucão pontua com um ace e na sequência erra o saque. O time paulista se sobressai nos bloqueios, por conta da vantagem na altura dos atletas da equipe. Na metade do primeiro set, Lucarelli aplica uma bela largadinha e força o técnico Fábio Sampaio a pedir tempo.

Mesmo com o pedido de tempo, o Tigre continua errando nos saques e em bloqueios. Lucarelli pela esquerda e Vissotto pela direita exploram a defesa dos mandantes com facilidade nas pontas. O técnico Fábio Sampaio pede mais um tempo, após estar perdendo com a diferença de 9 pontos no marcador. A torcida se anima após saque forte de Jonatas que pontua, mas na sequência o ponta saca pra fora. Depois de belo rally, os ponta-grossenses pontuam com uma grande defesa do líbero Gian. A equipe azul e branca fecha o primeiro set após erro de Alex no saque, vencendo por 25 a 16.

2º set: O ataque de Taubaté inicia o segundo set de jogo com o ataque frenético, já o Caramuru aproveita os erros forçados pelo adversário em recepções de saques. O ponta Douglas Souza sentiu o tornozelo e teve que sair com o apoio dos companheiros de time. A equipe ponta-grossense falha na defesa, com os ataques do Taubaté explorando o meio, Fábio Sampaio pediu tempo para fazer ajustes.

Após a volta do tempo, Léozão marca em ace. Depois de muita reclamação, os taubateanos conseguem reverter um ponto, a arbitragem marcou ponto para o Caramuru alegando desvio. A dificuldade aurinegra é na defesa, o time paulista força jogadas pelos lados e o Tigre não consegue fazer a recepção. A vantagem dos visitantes vêm através do forte bloqueio, fazendo com que a equipe preta e amarela não pontue, principalmente pelo lado de Lucão. Aboubacar sai do banco de Taubaté para acertar dois grandes saques, a resposta do Tigre veio em outro ace de Léozão que obrigou o técnico argentino, Daniel Castellani a pedir tempo. Na volta do tempo, Léozão forçou o saque no fundo e jogou pra fora. Taubaté vence o segundo set por 25 a 19.

3º set: O início do terceiro e último set é equilibrado, os ponta-grossenses conseguem atacar pelas pontas onde a equipe de Taubaté dá espaço. Ambos os times iniciam o set errando seus saques, mas o Caramuru pela primeira vez na partida consegue ficar à frente do placar. Lucarelli aplicou outra largadinha, mas no saque o ponteiro jogou na rede. A defesa azul e branca dá um apagão no início do set, deixando que os mandantes utilizem o meio para atacar. Destaque para o levantador e capitão Índio, que serve muito bem seus atacantes com bons passes.
O equilíbrio se mantém, é ponto de lá e cá, mas é perceptível a evolução dos mandantes. O time paulista vira o placar após bloqueio duplo de Robinho e Aboubacar. A defesa dos tigres sente e não consegue fazer as recepções, fazendo com que Taubaté abra vantagem no marcador. A resposta ponta-grossense veio em belo corte de Jonatas fazendo Castellani a pedir tempo com o placar empatado. Na volta do tempo, Lucão explora o meio para atacar e quem pede tempo é o Caramuru. Lucarelli acerta o saque, Thales do Caramuru também acerta a recepção, porém invade a quadra adversária, assim Taubaté fecha o jogo após bloqueio de Lucão. 25 x 20.

Lucarelli, camisa 8 e ponta do Taubaté, enalteceu a defesa como fator fundamental para a vitória. “O sistema defensivo hoje foi muito bom, o saque ofereceu muito trabalho para eles e o bloqueio também trabalhou muito bem, principalmente nos dois primeiros sets”, afirma Lucarelli. “No terceiro set não conseguimos encontrar eles até a metade do jogo, havendo equilíbrio até o 20 a 20, mas penso que o saque e bloqueio foram fundamentais, só o passe e as recepções, que ao meu ver, não foram tão bons e temos que melhorar”, completa o ponteiro.

O líbero e camisa 16 do Caramuru, Gian, avaliou a partida de sua equipe que sofreu com o ataque taubateano. “O Taubaté é uma equipe fortíssima, vem de um título paulista e é um dos favoritos a vencer a competição. Acredito que faltou muito por nossa parte, devido ao nosso volume de jogo e faltou irmos para cima. Viemos de um campeonato estadual onde o nível é bem menor, há o fator estreia também, mas a temporada é longa e temos que pensar nos próximos compromissos” declara o líbero.

Thales, líbero e camisa 17 do Taubaté, analisou o jogo defensivo feito pelo seu time. “Fomos bem, nosso bloqueio e saque principalmente. Faço parte da defesa, mas vejo todo sistema defensivo muito bem. Conseguimos colocar uma pressão no forte time do Caramuru e terminar com uma boa defesa para vencer o jogo” explica Thales.

O capitão e camisa 13 do Caramuru, Índio, não gostou da partida feita pelo Tigre. “Tivemos um rendimento muito baixo, tínhamos esquematizado um treino e no jogo eles não fizeram nada de diferente do que treinamos. Vejo que a vontade e ansiedade do que viemos prometendo em várias entrevistas pesou um pouco, estamos felizes porque tivemos casa cheia, sabemos da qualidade do adversário, sabemos da qualidade do Taubaté, mas perdemos pra nós mesmos hoje, faltou mais cabeça e consciência pra poder fazer o jogo bola por bola, fomos ansiosos no saque, muito ansioso contra um bloqueio grande, mas começou a Superliga, será isso até o final e agora é trabalhar durante a semana porque vamos ter um adversário muito forte no sábado” relata o levantador.

Na 2ª rodada, o EMS Taubaté Funvic joga com o apoio de sua torcida no Ginásio Abaté, em Taubaté. O time azul e branco enfrenta o Corinthians Guarulhos na quinta-feira (01) às 20 horas com transmissão no Canal Vôlei Brasil. Já o Caramuru Vôlei viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o SESC-RJ no Tijuca Tênis Clube, no sábado (03) às 20 horas. O jogo será exibido no SporTV.

Fotos: Denise Martins

Image-3
Image-16
Image-11
Image-10
Image-7
Image-6
Image-5
Image-4
Image-15
Image-9