Caramuru e Copel Telecom/Maringá se enfrentaram na noite desse sábado (13), no jogo de ida da final do Campeonato Paranaense de Voleibol, na Arena Multiuso, em Ponta Grossa. O Tigre venceu o confronto por 3 sets a 1, com parciais de 25x17, 29x27, 21x25 e 25x19.
O primeiro set começou com o domínio dos ponta-grossenses na partida, com os ataques e bloqueios funcionando, o que fez o técnico maringaense, Alessandro Fadul, a pedir tempo técnico. O time de Maringá pontuava através dos erros de saque do Caramuru. O Tigre, então, passa a errar menos que o adversário e administra o placar para sair com a vitória no set.
No set seguinte, o jogo ficou equilibrado. Ambas as equipes pontuavam e não conseguiam se defender em sequência, além de cometerem diversos erros de saque. A equipe maringaense chegou a ficar à frente do placar, o que obrigou o técnico Fábio Sampaio, do Caramuru, a pedir tempo. Ao fim do set, o ponteiro do time de Ponta Grossa, Peron, levou cartão amarelo por reclamação, o que culminou em vaias da torcida para o árbitro da partida. O jogo seguiu disputado ponto a ponto, até o time da casa conseguir fechar o set em 29x27.
Os ponta-grossenses iniciaram o terceiro set na frente do placar, aproveitando a altura de Matheus e Leozão nos bloqueios. Mas, o Maringá equilibrou as ações, aproveitando os erros individuais do adversário e passando à frente do placar. A equipe visitante conseguiu trabalhar melhor as jogadas ofensivas, levando ponto a ponto e faturando o set por 25x21.
O quarto e último set foi de equilíbrio. Os ânimos se exaltaram entre os membros das duas comissões técnicas, que discutiram no meio da partida. As duas equipes também protestaram contra a arbitragem e o jogo ficou paralisado até que tudo se normalizasse. Após a pausa, o Caramuru voltou melhor para o jogo, forçando saques e explorando o bloqueio adversário com os ataques do camisa 9 Leozão. Aproveitando os erros do adversário, o Tigre fechou o set em 25x19 e o jogo em 3x1.
Para o ponteiro Jonatas, do Caramuru, a vitória foi importante para elevar a moral da equipe. "É uma motivação muito grande. Vínhamos de duas derrotas para eles e conseguimos reverter a situação", conta o atleta.
O central da equipe do Maringá, Babu explica o fator fundamental para a derrota. "Fomos azarados no último set, fizemos a rotação errada, as marcações que estavam encaixando acabaram não dando certo no final. Vamos trabalhar para se tornar campeões no segundo jogo” destaca Babu.
O técnico do time de Ponta Grossa, Fábio Sampaio, aprova o desempenho da equipe na primeira final. "Hoje, nossa equipe teve méritos, soube se impor e jogar, mesmo com a dificuldade de enfrentar uma equipe qualificada como a deles", diz.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 20, sábado, às 18 horas, no Ginásio Chico Neto, em Maringá.
Fotos: André Ribeiro