Novo Basquete Ponta Grossa/CCR RodoNorte (NBPG) e Brusque Basquete se enfrentaram em busca de uma vaga na final do Campeonato Sul-Brasileiro Masculino de Basquete. O jogo válido pela segunda rodada do Grupo A, foi disputado no Ginásio Borell Du Vernay, na noite dessa sexta-feira, em Ponta Grossa. O placar foi 78x71 para os anfitriões. O armador do NBPG, Wilsinho foi cestinha da partida com 21 pontos.
A partida começou acelerada e com forte marcação do Brusque Basquete, obrigando o técnico do NBPG, Milos Alexander, a pedir tempo, devido à série de erros da equipe em passes no garrafão. A proposta dos visitantes se manteve em chutes de média distância na saída dos bloqueios, com destaque para o bom aproveitamento nos arremessos do ala Henn. O Brusque Basquete terminou o primeiro quarto em vantagem mínima: 21x20.
A primeira metade do segundo quarto se manteve equilibrada, com troca contínua na liderança do placar. O NBPG, com a entrada do armador Lucas Duso, buscou as jogadas de Pick and Roll com os pivôs, Cássio e Felipe Braga. Na parte final do quarto, o time da casa engrenou com bom aproveitamento nas bolas de três pontos. Os mandantes foram para o intervalo com a liderança do placar, 41x35.
O terceiro quarto começou com forte marcação da equipe catarinense, forçando erros e diminuindo o aproveitamento dos arremessos por parte dos ponta-grossenses, que ficaram sem pontuar durante os três primeiros minutos do quarto. Com a baixa efetividade e vendo a liderança do placar ameaçada, Milos promoveu a entrada de Lucas Duso ao lado de Wilsinho, em uma formação incomum, com dois armadores de ofício em quadra. Com isso, o time aprimorou a precisão nos passes e nos chutes de média e longa distância, já que o Brusque fechava o garrafão com eficiência. Na defesa, o Lobo marcou bem as bolas na saída dos bloqueios e forçou erros do time adversário. A vantagem que chegou a ser de 16 pontos, terminou, ao fim do terceiro quarto, em nove. 60x51.
Atrás no placar, os visitantes iniciaram o último quarto aumentando o ritmo de jogo e arriscando nos arremessos de longa distância. Em contrapartida, o NBPG voltou a dominar nos rebotes defensivos e contra-atacando com eficiência. O placar se manteve controlado pela equipe da casa e terminou com vitória ponta-grossense por 78x71.
O técnico do Brusque Basquete, Alexandre Rocha, apontou a precipitação no ataque como chave para o triunfo dos ponta-grossenses. “Em muitos momentos da partida tínhamos o jogo equilibrado, mas tentamos definir algumas bolas de forma rápida e fomos infelizes”, diz.
O ala do NBPG, Servelin avaliou, a partir da defesa, a vitória da equipe. “Sabíamos que seria um jogo difícil, contra uma equipe competitiva e que joga a Liga Ouro. Felizmente nos mantivemos equilibrados e conseguimos impor nosso ritmo”, afirma.
O NBPG volta à quadra do ginásio Borell Du Vernay, neste domingo (14), ao meio-dia, pela final do Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete. A entrada é gratuita.
Fotos: Vitor Almeida