A cerimônia de abertura do 63° Jogos Estudantis da Primavera (JEPs) aconteceu na noite de sexta-feira (14). O evento é promovido pelo Departamento de Educação Física e pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com a presença de atletas, professores e autoridades, a abertura da competição aconteceu no Ginásio de Esportes da UEPG Campus Uvaranas.
“Os jogos da primavera são de extrema importância não só para divulgar o esporte, mas porque na cidade ele tem um histórico importante e faz com que escolas tanto estaduais como particulares participem”, destaca Maira Taques, coordenadora do atletismo de Licenciatura em Educação Física da UEPG.
A competição conta com 102 equipes e cerca de 4200 atletas, divididos em três grupos: escolas de ensino básico, cursos universitários e seleções das instituições de ensino.
“O evento é legal. É importante destacar principalmente a importância do esporte”, relata a professora de Educação Física do Colégio Integração, Edna Alves. Segundo ela, o evento proporciona maior integração dos alunos do colégio.
Para Thiago Teixeira, atleta do curso de Engenharia de Software da UEPG, o evento é uma oportunidade para integração dos alunos do curso, assim como de outras instituições. “A parte mais legal desses jogos é que como nosso curso é muito recluso, é uma oportunidade de fazer uma integração dos alunos”, afirma.
As partidas da competição acontecem a partir deste sábado, dia 15, até dia 21 de setembro, em 12 modalidades: atletismo, basquete, handebol, natação, futebol, futebol society, futsal, voleibol, vôlei de areia, judô, xadrez e tênis de mesa. Os locais de disputa ocorrem em diversas praças esportivas da cidade, como ginásios municipais e de escolas participantes. A programação completa está disponível no site oficial do evento: http://www3.uepg.br/jogosdaprimavera/
Fotos: Allyson Santos