Pela primeira vez no ano a equipe do Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte saiu derrotada das quadras. O feito aconteceu na manhã deste domingo (02) no Ginásio Borell Du Vernay, quando os comandados de Milos Alexander perderam para o Londrina/Unicesumar/FEL por 86 a 78. Destaque para Nathal, camisa 17 londrinense, que foi o maior pontuador do jogo com 23 pontos.

 

O início de partida foi de muita movimentação por ambas as partes, forçando as duas equipes a cometerem faltas. Com menos de dois minutos jogados, Lucas Duso acertou a primeira de três para os mandantes. O time londrinense era efetivo nos passes, valorizando a posse de bola e usando bastante o pivô no garrafão, já o time aurirrubro atacava pelas alas e forçava o arremesso de três com Jackson e Wilsinho. A equipe azul celeste cometia muitas faltas, foram 5 durante o primeiro período, o NBPG aproveitava e convertia os lances livres. Para fechar o primeiro quarto, Wilsinho fez a bandeja para terminar em vantagem os primeiros 10 minutos de jogo. (17 x 13)

No segundo quarto, quem propôs o jogo foram os londrinenses. Jonathan acertou dois arremessos de três para colocar os visitantes à frente do placar. Na sequência, foi a vez de Servelin acertar mais uma de três. A resposta ponta-grossense veio com Cícero que acertou o arremesso de três, sofreu a falta e converteu o lance livre, marcando 4 pontos em uma única jogada. Minutos depois, Lucas Duso acertou mais uma de três, a segunda dele no jogo. A resposta azul celeste veio com Ricardo que acertou outra de três mantendo o equilíbrio no jogo. O NBPG aumentou a vantagem no placar com três lances livres convertidos por Lucas Duso, na sequência, foi a vez de Jackson sair do banco e fazer a bandeja. A equipe ponta-grossense começou a usar mais o garrafão com os armadores entrando, terminando o primeiro tempo de jogo em vantagem no placar. (39 x 33)

Para iniciar o terceiro quarto, Lucas Duso marcou dois pontos para deixar o NBPG com 10 pontos de vantagem para o adversário. Os primeiros pontos do Londrina vieram em arremesso de três de Servelin, na sequência Ricardo marcou outra para diminuir a vantagem no placar, A resposta dos mandantes veio com Léo Dias que marcou dois pontos e sofreu a falta. Minutos depois, Wilsinho e Léo Dias marcaram duas cestas de três obrigando o técnico Bruno Lopes a pedir tempo. Após o pedido de tempo, o armador londrinense, Ricardo, colocou novamente sua equipe no jogo, marcando mais três pontos. A resposta do aurirrubro veio com Felipe Braga. Ele iniciou a jogada na defensiva aplicando um toco, armou o contra-ataque fazendo passe em Galoxa e recebeu no garrafão para fazer a bandeja, na sequência, Léo Dias acertou mais uma de três encerrando assim o terceiro quarto. (66 x 53)

No último e decisivo quarto de jogo, os londrinenses conseguiram se recuperar, atacando em alto volume e forçando os ponta-grossenses a cometerem faltas. Os visitantes desperdiçaram os lances livres, mas eram mais fortes nas bandejas, obrigando o técnico Milos a pedir tempo. O NBPG tentava atacar jogando bolas no pivô, mas a marcação azul celeste era eficiente e ganhava todos os rebotes. Na parte ofensiva, Nathal acertou sua primeira de três no jogo diminuindo a vantagem, Wilsinho respondeu acertando outra de três, mas na sequência o armador sentiu câimbras e teve que sair do jogo. O jogo ficou equilibrado, com o Londrina aproveitando os contra-ataques e o NBPG forçando os arremessos de três, Jackson marcou em arremesso de fora para mais três pontos. Faltando três minutos para o término, a diferença era de dois pontos e o jogo era pegado, com os mandantes cometendo muitas faltas e o LEC aproveitando os lances livres. O time de Londrina virou o jogo após bandeja de Pezão e na sequência Nathal marcou mais dois pontos, nos lances livres Nathal e Servelin marcaram mais 4 pontos à favor do Londrina assim finalizando o jogo. Placar final: Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte 78 x 86 Londrina/UNICESUMAR/FEL

O técnico do NBPG, Milos Alexander, analisou o jogo feito pela sua equipe. “Não tem como analisar agora qual foi o fator específico causador da derrota. Nos perdemos durante o último período sendo que vínhamos muito focados e centrados nos quartos anteriores. No quarto período perdemos o foco da partida e eles souberam aproveitar esse momento, eles cresceram e não conseguimos corrigir isso durante a partida, pois final é assim mesmo e não dá tempo de corrigir os detalhes” afirma Milos. O técnico finaliza destacando a união do time. “Quando ganhamos, ganhamos juntos, quando perdemos, perdemos juntos. Então a derrota não tem um só culpado, a derrota é do grupo todo” encerra o treinador.

O capitão do NBPG, Cícero, mostrou a chateação pós-derrota. “Perdemos. Esporte é isso aí. Um ganha e outro perde. Conhecemos o time do Londrina, tem uma qualidade imensa e sabíamos da dificuldade que seria, mas é vir pronto para treinar semana que vem e nos preparar para os próximos campeonatos. Ficamos sim chateados com a derrota, viemos para ganhar e eles tiveram um momento melhor no final, mas agora é bola pra frente” lamenta o ala.

O técnico do Londrina, Bruno Lopes, avaliou a partida. “Um grande jogo. Duas equipes que disputaram três títulos em 2017 (Taça Paraná, Paranaense e Jogos Abertos) e este ano voltaram a se encontrar, e hoje saímos vitoriosos diferente do ano passado. Uma recuperação fantástica nossa no último quarto virando um jogo que esteve com diferença de 16 pontos” destaca o técnico. Bruno Lopes enalteceu a defesa como fator crucial para a conquista do título. “Na Liga Ouro fomos a melhor defesa do campeonato, tínhamos conhecimento de que se não marcássemos, não conseguiríamos ganhar o jogo. Fizemos alguns ajustes táticos na defesa e saímos para o contra-ataque, esta foi a ideia, foi o que fizemos de melhor durante a temporada e encaixamos isso no último quarto para virar a partida” afirma o treinador.

Mais cedo, o São José dos Pinhais bateu o Tittãs pelo placar de 86 a 56 e ficou com o 5º lugar da competição; e na disputa de terceiro lugar, o Pato Basquete venceu o Maringá por 66 a 48 e ficou com a terceira posição do hexagonal.

Fotos: André Ribeiro

IMG0323
IMG0294
IMG0281
IMG0274
IMG0269
IMG0219
IMG0203
IMG0208
IMG0174
IMG0188