Na noite deste sábado (01), o Ponta Grossa Futsal enfrentou a equipe do Pitanga em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Paranaense da Chave Prata. Os comandados de China Malaquias precisavam de uma vitória para classificar à próxima fase, mas a equipe saiu derrotada pelo placar de 5 a 2 e está eliminada da competição. Destaque para o pivô do Pitanga, Humberto, que marcou 3 gols e foi o artilheiro da noite no Oscar Pereira.
O início de partida foi com a equipe ponta-grossense propondo jogo e marcando em cima, forçando a equipe pitanguense a errar passes na saída de bola. O primeiro lance de perigo foi um forte chute de Fabinho, levando perigo à meta dos visitantes. Na sequência, a resposta de Pitanga veio em disparo de Juliano, obrigando Galdino a fazer a defesa. Fabinho novamente levou perigo ao gol de adversário, desta vez em cobrança de falta, a resposta tricolor veio com Humberto, o pivô pintanguense recebeu livre dentro da área, fez o corte no goleiro e abriu o placar no Oscar Pereira, 1 a 0 para Pitanga.
Após 10 minutos jogados, os mandantes procuravam atacar pelos lados, através da velocidade de seus alas, e ainda assim, mantendo a marcação em cima. O empate do PGF quase saiu após bombardeio, quando Fernando e Luan acertaram o gol de Ítalo, porém o arqueiro fez bela defesa. O empate ponta-grossense saiu com forte chute de Ventania. O ala direito bateu no canto alto, sem chances para o goleiro de Pitanga. 1 a 1 no Oscar Pereira, faltando 8 para o término da primeira etapa.
Após o pedido de tempo do técnico Edílson Siqueira, a equipe de Pitanga continuou errando passes na saída de bola, fazendo com que o PGF tivesse superioridade nos minutos finais do primeiro tempo. Outra grande chance desperdiçada pela equipe azul e branca, foi quando Fabinho fez o pivô, girou em cima do fixo e fez o goleiro Ítalo se esticar todo para defender. Os minutos finais de etapa foram com bombardeio ponta-grossense, finalizando ao gol e tentando furar o bloqueio tricolor. Ainda houve tempo para chute cruzado de Renan, que passou longe do gol de Galdino.
Logo no início da etapa final o Pitanga voltou a estar à frente do placar novamente. Em gol marcado por Juliano, o pivô visitante recebeu, cortou pra direita e bateu alto no canto, sem chances para Galdino. 2 a 1 para Pitanga com um minuto jogado no segundo tempo. O time azul e branco estava em busca do empate, valorizando a posse de bola e arriscando chutes ao gol com Luan e Fabinho.
Após sete minutos jogados, a equipe pitanguense ampliou o marcador com Juliano, o ala recebeu em profundidade e bateu na saída de Gustavo, 3 a 1 para Pitanga. Após o terceiro gol sofrido, os jogadores ponta-grossenses começaram a ficar nervosos, fazendo faltas violentas e obrigando a arbitragem a aplicar cartões amarelos. Valeta e Fabinho foram os jogadores advertidos.
Uma solução tentada pelo técnico China, foi a implantação do goleiro linha. O capitão Fernando assumiu a meta do gol ponta-grossense, mas não por muito tempo, pois Gustavo retornou ao gol. Com menos de 7 minutos para o fim da partida, o pivô Humberto recebeu sem goleiro e mandou para o fundo das redes do PGF, fazendo o segundo gol dele no jogo e o quarto para os visitantes. 4 a 1 para Pitanga. Os visitantes não pararam por aí, após falta cometida por Matuska, o ala recebeu cartão amarelo e o número de faltas cometidas pelo PGF foi estourado. Na cobrança do tiro livre direto, Humberto marcou mais um para Pitanga e o terceiro dele no jogo. 5 a 1 para o tricolor pitanguense.
Ainda houve tempo para Matuska receber livre na segunda trave e diminuir a diferença no placar, porém não dava mais tempo para uma reação dos mandantes. Placar final de jogo: Ponta Grossa Futsal 2 x 5 Pitanga.
Após a partida, o técnico China Malaquias fez duras críticas à falta de motivação que a equipe teve durante a competição. “Ponta Grossa não merece classificar! Ficamos frustrados por não conseguir nosso objetivo, porque é pouca gente que trabalha a favor do futsal. Hoje vimos aqui a torcida de Pitanga torcendo mais do que a própria torcida de PG. Começamos a temporada com muito apoio prometido e ninguém apoiou” afirmou o treinador. “Temos muitos problemas extra quadra que são visíveis, percebemos na falta de concentração e motivação dos nossos meninos. Então é tentar retomar a iniciativa, pedir desculpas ao Cabral por não ter classificado esta equipe, já que ele é o grande batalhador do grupo e infelizmente PG está muito longe de outras cidades” completou China.
O fixo e capitão do PGF, Fernando, lamentou a desclassificação da equipe no torneio. “Fomos adiando a classificação. Fizemos três jogos em casa para buscar o objetivo e deixamos para o último jogo. Ficamos tristes, pois é uma rapaziada nova e quando não conseguimos o que queremos ficamos frustrados” explica o capitão. Fernando ainda comentou sobre a falta de apoio que a equipe teve. “Não cabe a mim falar do extra quadra, sabemos que atualmente em todo lugar é difícil receber apoio e aqui não é diferente. A maior parcela de culpa é de nós atletas que estamos dentro de quadra e jogamos” afirma Fernando. Ele também falou sobre o futuro do projeto. “Espero que o projeto continue, não sei se estarei aqui ano que vem, não conversei com o Cabral ainda, mas estarei na torcida. Pra região de PG é uma pena uma equipe de futsal acabar de novo, porque tivemos um ano precário. Que os empresários tenham em mente que o esporte não é somente para quem está dentro de quadra, é para família que nos assiste e gosta de acompanhar” finaliza o camisa 8.
A equipe ponta-grossense está eliminada da competição, ocupando a 9ª colocação com 16 pontos ganhos em 18 jogos realizados: 8 derrotas, 7 empates e 3 vitórias. O time de Pitanga se classificou à próxima fase na 7ª colocação com 23 pontos conquistados.
Fotos por: Marcus Benedetti e Germano Busato