Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte e Pato Basquete se enfrentaram na noite desta quinta-feira (30), em duelo válido pela primeira rodada da fase final da Taça Paraná. Os ponta-grossenses venceram pelo placar de 95 a 56 em partida realizada no Ginásio Borell Du Vernay. Destaque para o camisa 23, Nilson, que foi o cestinha do jogo marcando 16 pontos.
O início de jogo foi de domínio visitante, o time pato-branquense marcou nove pontos em dois minutos jogados, aproveitando a posse de bola e as faltas cometidas pelo NBPG. A resposta aurigrená veio com Felipe Braga, que saiu do banco para enterrar. Na sequência, o capitão Cícero acertou o primeiro arremesso de três do jogo, diminuindo a diferença no placar. O time mandante empatou o marcador, após belo arremesso de Lucas Duso para mais três pontos, na sequência, Alex repetiu o feito para o adversário. Para fechar o primeiro quarto, o time de Pato Branco aproveitou o contra-ataque puxado por Leandro que assistiu a Wellington que enterrou e fechou o primeiro período de muito equilíbrio. (19 x 19)
Os ponta-grossenses começam bem o segundo quarto, com arremesso de três de Léo Dias e faltas cometidas por Pato. Assim, o NBPG adquiriu vantagem no marcador, aproveitando o espaço dado pelos visitantes. Pedro Galoxa aproveitou o erro de passe do Pato Basquete e enterrou, na sequência, foi a vez de Cícero acertar mais uma de três, a segunda dele no jogo. O aproveitamento do NBPG em bolas de três era muito superior, Léo Dias entrou para acertar o seu primeiro no jogo. Na sequência, uma ponte aérea com passe de Léo Dias e cravada de Felipe Braga, finalizando o primeiro tempo com vantagem no placar. (43 x 26)
O começo de terceiro quarto é de muita ofensividade por ambas as partes, Eric iniciou cravando a favor de Pato Branco. Após a enterrada, a marcação ponta-grossense é melhor no garrafão, porém, os visitantes aproveitam o arremesso de fora e Leandro marca uma de três para o time azul e branco, e Ralph, consegue marcar outra de três para os pato-branquenses. No final do terceiro quarto, o NBPG aproveitou a falha no passe ofensivo e Léo Dias acerta logo lançamento para Galoxa que apenas fez a bandeja para fechar o terceiro período. (64 x 46)
O quarto e último período de jogo foi marcado por muita movimentação e amplo domínio ponta-grossense, tanto ofensivamente quanto defensivamente, principalmente nos rebotes. O NBPG não deixou o time de Pato jogar, pois a marcação estava muito fechada nas alas e no garrafão. Guilherme Brandalise, acertou uma de três para levantar a torcida, a resposta pato-branquense foi em arremesso de três de Eric, que não foi o suficiente para recuperação dos visitantes. Placar final: Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte 95 x 56 Pato Basquete.
O armador do NBPG, Wilsinho, destacou o sistema defensivo como sendo fator fundamental para a vitória. “A defesa tomou apenas 56 pontos e isso é muito bom para o nível da equipe que a gente jogou contra, e no ataque também conseguimos fazer o que o técnico pediu” explica o armador.
O técnico Milos Alexander avaliou o ataque de sua equipe que teve grande aproveitamento nos pontos. “Com um ritmo melhor de jogo, conseguimos implantar o nosso ponto mais forte que é a transição ofensiva. Hoje foi um dia que conseguimos nos encontrar durante todo o jogo” afirma Milos. O técnico não escondeu alguns ajustes que a equipe precisa consertar. “Treinaremos amanhã aqui no Borell. Faremos um treino regenerativo para corrigir alguns ‘times’ de movimentos ofensivos que não saíram como foi treinado” comenta o técnico.
A fase final da Taça Paraná de Basquete continua nesta sexta-feira (31). A partir das 19h30, Novo Basquete Ponta Grossa e PM São José dos Pinhais se enfrentam em jogo do grupo C. Mais tarde, às 21h, Londrina Cesumar/Unicesumar/FEL e ONG Basquete Futuro/Tittãs se enfrentam em duelo pelo grupo D.
FOTOS: João Paulo Pacheco