Na noite deste sábado (11), o Ponta Grossa Futsal (PGF) recebeu a equipe de Siqueira Campos em duelo válido pela 16a rodada do Campeonato Paranaense série Prata. A partida realizada no Ginásio Oscar Pereira terminou com vitória da equipe visitante por 5 a 3. O resultado deixa a equipe ponta-grossense distante da classificação para a 2a fase e praticamente garante o time de Siqueira Campos na sequência da competição.
O Jogo
O início de jogo é marcado pela forte intensidade das duas equipes. Mesmo com o excesso de faltas nos primeiros minutos, o PGF é quem leva mais perigo à meta adversária. Logo com dois minutos decorridos, Gabriel Leal faz belo drible pelo lado esquerdo e chuta forte, exigindo grande defesa do goleiro Francisco. Logo na sequência, Fernando recupera a posse de bola para os donos da casa e deixa Luan Carlos livre dentro da área. O pivô do Ponta Grossa Futsal é travado por Francisco e não consegue finalizar.
Após a série de boas chances desperdiçadas, o PGF consegue envolver o time de Siqueira Campos e abre o placar com Luan Carlos, que chuta no canto esquerdo após falha na saída de bola adversária. Os visitantes, que até então não tinham levado perigo ao gol do PGF, começam a pressionar o time da casa. Mesmo cercado por dois marcadores, o pivô Fábio Corrêa, do time siqueirense, consegue a finalização da entrada da área. A bola passa pelo canto esquerdo, sem chances de defesa para o goleiro Gustavo Mendes.
O Siqueira Campos não cria muitas oportunidades de gol, mas aproveita as falhas defensivas do PGF para levar perigo. Através de boa troca de passes, Fábio Corrêa marca mais uma vez e deixa os visitantes em vantagem no placar novamente. A resposta dos ponta-grossenses foi praticamente instantânea. O técnico China adianta a marcação dos donos da casa e arranca o empate na reta final do primeiro tempo, com Matheus Junior. O ala recebe bom passe de Rafael Rega e toca para o gol vazio para fazer o segundo gol do PGF na partida.
A pressão dos mandantes durou até o último minuto do primeiro tempo e garantiu a virada do Ponta Grossa Futsal. Após falha do goleiro Francisco, Rafael Rega chuta forte da marca do pênalti e marca o terceiro gol para os donos da casa, que vão para o vestiário empolgados com o resultado de momento.
Na segunda etapa as equipes foram mais cautelosas nos primeiros minutos e começaram a trocar mais passes, visto que ambas as defesas retornaram mais sólidas do vestiário. O empate de Siqueira Campos veio aos quatro minutos, com Tomas da Silva, que tocou para o gol vazio após rebote da defesa. O PGF parte para o ataque em busca da virada e desperdiça várias chances claras de gol. Os visitantes aproveitam os espaços na defesa adversária e fazem 4 a 3 após desvio de cabeça do pivô Matheus Ribeiro.
Mesmo com a pressão constante do Ponta Grossa Futsal, o time de Siqueira Campos mostrou muita segurança defensiva e soube segurar os donos da casa. Em contra-ataque, Tomas da Silva recebe livre na entrada na área e chuta forte para marcar seu segundo gol no duelo e selar a vitória em 5 a 3, dando números finais ao embate.
“Perdemos muitas oportunidades de gol e poderíamos ter definido o jogo. Infelizmente quem não faz, leva”, lamenta camisa 11 do Ponta Grossa Futsal, Luan Carlos. “Ainda temos chances de classificar, temos que acreditar até a última rodada”, encerra Luan, que também foi o autor de um dos gols do PGF na partida de hoje.
O pivô de Siqueira Campos, Fábio Corrêa, comenta que a superação da equipe foi essencial para conquistar a vitória fora de casa. “Sabíamos que seria um confronto difícil contra um time muito organizado. Agora temos que trabalhar durante a semana para continuar firmes na luta pela classificação”, destaca Corrêa.
PRÓXIMO JOGO
O PGF agora enfrenta o Maringá, também no Ginásio Oscar Pereira, no dia 25 de agosto. A equipe pontagrossense ocupa a 9a colocação da Série Prata e está a 4 pontos do Pitanga futsal, primeira equipe na zona de classificação para a 2a fase. Uma vitória é fundamental para que o PGF ainda tenha chances de avançar no torneio.
A equipe de Siqueira Campos sobe para a 7a posição e enfrenta o Monte Sião fora de casa, também no dia 25 de agosto, para confirmar a presença na próxima etapa da competição.
Fotos: Germano Busatto e Allyson Santos