Na tarde deste sábado (23), a Associação de Proteção dos Autistas (APROAUT), em parceria com a GSP Life, promoveu a primeira Run for Woman (Corrida para Mulheres), em Uvaranas. A largada foi dada às 16h, com um trajeto de cinco quilômetros. A intenção do evento é unir práticas esportivas e causas sociais.

 

Um dos objetivos do evento é arrecadar fundos para a APROAUT. De acordo com o presidente da entidade, José Edilson Borges, estes fundos permitem suprir parte do compromisso financeiro que as fundações municipais, estaduais e federais não cobrem. " Encargos sociais de funcionários e salários são custeados por aproximadamente 90% dos nossos convênios, porém, a instituição não vive só com isso, precisamos também de materiais de limpeza, material pedagógico, de escritório, pagar conta de água e a de luz", cita o presidente. Borges conta que a corrida de rua é uma das principais maneiras de arrecadar fundos para a associação. Já foram realizadas outras atividades semelhantes na semana do autista, celebrada em abril, porém, neste ano a data coincidiu com outra atividade. Existe uma previsão para que isso ocorra, adiantando a próxima corrida para semana do autista do ano que vem.
Ana Paula, professora na educação infantil, faz parte de um grupo de corredoras com cerca de 60 mulheres vindas da cidade de Castro. A professora afirma que a corrida é uma prática saudável e também uma forma de superação: "hoje há uma grande quantidade de corredoras que buscam nesta prática a superação de barreiras. Eu mesma tive depressão, comecei a correr e me curei, então, cada corrida superada é uma nova conquista", declarou Ana Paula.
A vencedora da primeira edição do Run for Woman foi Vanusa Marques, terminando a corrida com um tempo de 23 minutos e 15 segundos. A primeira colocada diz em entrevista que corre há algum tempo e que geralmente treina três vezes por semana. Vanusa reflete também a importância de uma corrida só para mulheres. "É bem importante pela questão de representatividade, a gente sempre corre na modalidade mista, é gratificante uma corrida só de mulheres", explica.
O evento teve espaço para uma corrida infantil, onde crianças puderam participar num pequeno trajeto de 100 e 200 metros. Nesta parte do evento destinada aos atletas infantis, existiam categorias masculino e feminino. Medalhas e troféus foram entregues como forma de reconhecimento para mulheres e crianças que participaram da corrida.

Fotos: Germano Busato e Vinícius Freitas

runforwoman2018-13
runforwoman2018-12
runforwoman2018-11
runforwoman2018-10
runforwoman2018-8
runforwoman2018-9
runforwoman2018-7
runforwoman2018-4
runforwoman2018-6
runforwoman2018-5