A abertura dos Jogos Escolares Municipais (JEM) marca tarde de sábado (14). O Evento foi promovido pela Fundação Municipal de Esportes (FUNDESP) de Ponta Grossa e reuniu escolas da rede pública e privada para o desfile dos estudantes. Ao todo 134 escolas participam da competição, entre elas são mais de 8 mil atletas de 7 a 17 anos inscritos em 15 modalidades diferentes.

Pais, estudantes e professores lotaram as arquibancadas da Arena. Segundo o Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Marco Macedo, o objetivo de realizar a abertura na Arena Multiuso era justamente esse, trazer a participação das famílias junto aos estudantes.

Além dessa novidade, Marco anuncia que para este ano de competição há novos modelos de troféus e medalhas e o campeão e vice-campeão dos grupos 4 e 5 (de 13 a 17 anos) serão indicados para participar dos jogos escolares na fase estadual, podendo chegar até a fase nacional.

O evento contou também com a presença do ex-jogador e campeão mundial de vôlei Giba, que deu a volta na quadra com a Tocha e acendeu a Chama Olímpica. Em entrevista o ex-jogador comenta que nos dias atuais a partir das transformações ocorridas na Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), é possível realizar uma Olímpiada Escolar. "Eu jogava nos campeonatos escolares municipais, ganhava a competição e acabou, na época não tinha algo a nível estadual, ou nacional", explica ele.

Giba ainda ressalta a importância da união do esporte com o aprendizado, pois países como Inglaterra e Estados Unidos adotaram essa prática. Segundo ele, no Brasil o esporte por vezes é uma via de fuga para ganhar dinheiro e deixar os estudos, porém o desporto escolar vem mudando essa perspectiva na cabeça dos jovens e trazendo novas oportunidades.

O professor e técnico de vôlei do Colégio Sagrada Família, Fábio Souto, comenta sobre as oportunidades que os jogos oferecem. "O JEM é um incentivo para os alunos praticarem uma atividade esportiva e ficarem longe de perigos como as drogas e coisas que não fazem bem aos nossos adolescentes".

Ainda na abertura a Fundação de Esportes divulgou o vencedor da campanha de alimentos realizada todos os anos entre os colégios, o prêmio ficou com o Colégio Sagrada Família. A Banda Escola Lyra dos Campos estava presente no evento performando, dentre outras músicas, o hino nacional e estadual. A Academia Vyvvá e a equipe de Ginástica Rítmica de Ponta Grossa finalizaram a cerimônia com apresentações de dança.

Os Jogos Estudantis ocorrem do dia 13 à 26 de maio, e estão entre as modalidades : atletismo, handebol, basquetebol, futebol, judô, futsal, xadrez, queimada, natação e maratona intelectual. Também há modalidades mini: basquete, futsal, handebol e vôlei. Para mais informações sobre datas, horários, locais e regulamentos acesse: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/fundesp/campeonatos/jem.

Fotos: Vinícius Freitas e Douglas Mercer

aberturajem2018-2