O Ponta Grossa Futsal jogou em casa e venceu a equipe do APAF Futsal/Sespor/Semedi Paranaguá pelo placar de 1 a 0, na noite deste sábado (21), no Ginásio Oscar Pereira. O gol da partida foi marcado pelo ala Fabinho. Com o resultado, a equipe ponta-grossense conquista mais três pontos, continua invicta na competição e agora é líder do estadual.


O jogo começou com intensidade máxima pelas duas equipes, mas o primeiro disparo ao gol foi feito por Ferreirinha com um minuto de jogo. Douglas responde e outros lances de perigo foram os chutes desferidos pelo capitão Fernando, mas sem êxito. Pelo lado parnanguara, Bananeira perde cara-a-cara com Rafinha, que faz bela defesa em chute cruzado. O ala visitante jogou com tranquilidade pelo lado esquerdo, dando trabalho à equipe azul e branca. Mais um lance de perigo, em escanteio pelo lado esquerdo, Fernando bate ao gol e o goleiro Luisinho defende, mas em contra-ataque do PGF com Fabinho pelo lado esquerdo, o ala ponta-grossense chuta em diagonal sem chances para o goleiro, placar aberto no Oscar Pereira, 1 a 0 para o Ponta Grossa Futsal aos 11 minutos de jogo. No fim da primeira etapa, o jogo fica aberto, ambas as equipes tem a chance de marcar em seus ataques, mas a rede não balançou. Ainda deu tempo de Ferreirinha e o goleiro Rafinha aplicarem fortes chutes no meio do gol de Luisinho, que fez as duas defesas, assim encerrando o primeiro tempo.


Na etapa final do jogo, o domínio é da equipe de Paranaguá que busca o empate. Com pressão adversária, a equipe azul e branca é obrigada a cometer faltas, que não foram perdoadas pela arbitragem. O fixo Fernando recebeu cartão amarelo aos 5 minutos de jogo após derrubar Wini na intermediária, na cobrança de falta. Os jogadores visitantes ficaram pedindo pênalti de Toddy, insinuando que o ala de PG tivesse colocado a mão na bola dentro da área, o lance não foi marcado pela arbitragem. Aos 10 minutos de jogo, Toddy tentou ampliar o marcador em bela jogada trabalhada com sua habilidade, o ala cortou para a perna esquerda e chutou rasteiro em diagonal para a defesa de Luisinho, na sequência foi a vez de Pedro Torres chutar forte da intermediária, mas a bola subiu, não levando perigo a meta laranja e preta. Faltando 8 minutos para o término da partida, a equipe ponta-grossense atingiu as cinco faltas permitidas, com isso foi necessário mais cuidado na marcação. O time visitante quase empata em disparo desferido por Stanley, o ala acerta um chute forte de canhota, fazendo o arqueiro Rafinha trabalhar na partida. O goleiro do PG Futsal ainda se aventurou no jogo, saindo de sua meta e arriscando finalizações ao gol de Luisinho. Faltando 5 minutos para o fim do jogo, Guto Rosário recebe cartão amarelo por falta feita em Fabinho. O técnico Maneca pediu tempo técnico à arbitragem e implantou o goleiro-linha, indo desesperadamente em busca do empate e deixando o jogo aberto. Negueba comete falta em Vitinho, recebe cartão amarelo e chega as 5 permitidas para serem feitas no jogo. O fim de partida é tenso para a equipe da casa, no último minuto Wini aplica chute perigoso que passa muito perto à trave de PG, mas que não foi o suficiente para conseguir o empate. Final de jogo no Oscar Pereira: Ponta Grossa Futsal 1 x 0 Paranaguá.


O técnico China Malaquias destacou a importância de iniciar a competição sem nenhuma derrota: “O importante é a confiança à equipe que precisava desses pontos para os meninos se sentir mais tranquilos. Planejamos a meta de fazer 6 pontos em 3 jogos e conseguimos superar essa meta, chegando a 7. Eles estão bem conscientes que vamos viver jogo a jogo, rodada a rodada, porque é um campeonato muito equilibrado e muito difícil, hoje nós fomos em alguns momentos da partida desfocados pela equipe de Paranaguá, mas a marcação tava encaixada, marcou bem e tivemos chances de matar o jogo pelos contra-ataques também. Mas o mais importante é isso aí, dar confiança aos meninos e conquistar estes pontos em casa que são muito importantes”, relata o técnico.


Os comandados de China vão a 7 pontos na competição, chegam a primeira colocação do campeonato e retornam às quadras no próximo sábado, às 20h30 no Ginásio da Rondinha em Ampére, para enfrentar os donos da casa. Com a derrrota, o APAF Futsal/Sespor/Semedi Paranaguá cai da terceira para a sexta posição na classificação e na próxima partida enfrenta o Siqueira Campos/Pro Tork, também às 20h30, no Ginásio Albertina Salmon.

Fotos: Germano Busato

13
12
11
10
9
7
6
5
4
3
1
2