O município de Telêmaco Borba sediou, entre os dias 12 e 13, a  7ª etapa do Sportbay Campeonato Paranaense de Motocross. A competição, realizada na pista junto ao Parque da Cidade, envolveu as seguintes categorias: MINI MOTOS, 65CC, MX JUNIOR, ESTREANTES, INTERMEDIÁRIA MX1, INTERMEDIÁRIA MX2, MXF, MX1, MX2, MX35 ESPECIAL, MX40, MX45, MX5 e MX55. O espaço ainda abrigou praça de alimentação e integração para o público.

O organizador do evento, Marcelo Alves, destaca a diversidade e o número de participantes no campeonato. “Vieram pilotos de São Paulo, Santa Catarina e até mesmo de fora do país, da Argentina”. Ao todo, foram cerca de 100 participantes inscritos. Segundo Alves, a competição é a mais disputada do país e desperta o interesse de corredores dos quatro cantos do Brasil.

Ressalta, ainda, a pretensão de implementar melhorias, juntamente à Federação Paranaense de Motociclismo, em relação à parte visual e infraestrutura do evento. “Nós queremos receber os pilotos e seus familiares da melhor maneira possível”. Entre as inovações almejadas, Alves, destaca a criação de pontos de energia para os motorhomes e trailers, locais para a ligação e consumo de água e a elaboração de projeto moderno para as pistas.

Hian Costa, natural de Telêmaco Borba e piloto das categorias MX1 e MX2, conta a trajetória no MotoCross e como surgiu o interesse pela modalidade. “Eu vim da trilha, meu pai e avô eram trilheiros. Após ter participado da primeira corrida, nunca mais parei”, explica. Em 2024, Costa se consagrou Campeão Brasileiro da categoria YZ125cc. No Campeonato Paranaense disputa em ambas as categorias que normalmente compete.

A piloto da categoria feminina (MXF), Marina Baranhuk, relata a experiência no evento e as dificuldades enfrentadas no decorrer da prova. ”Larguei em uma boa posição, porém, acabei me machucando em um dos saltos e não consegui finalizar a corrida como gostaria”. Embora a competidora seja natural de Roncador, região Central do Paraná, Marina já competiu em diversos municípios e alega estar familiarizada com a pista de Telêmaco Borba.

A próxima etapa do Campeonato Paranaense de Motocross acontece no dia 27 de outubro, em Salto Del Guairá, no Paraguai.

Texto: Giulia Neves 

Revisão: Gabriel Ribeiro

Supervisão: Carlos Alberto de Souza

Fotos: Giulia Neves

96-giu
Giulia-2
Giulia-3
Giulia-4
Giulia-5
Giulia-7
Giulia-8
Giulia-6
Giulia-10
Giulia-9