Com o pé no acelerador e a poeira no ar, o Autódromo Municipal de Telêmaco Borba recebeu, nos dias 28 e 29, a 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra e a 5ª do Campeonato Paranaense de Kartcross. O evento, promovido pelo Automóvel Clube de Telêmaco Borba, sob a supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), contou a participação de nove categorias: 1.600 Tração Traseira, Old Fusca Velocidade Carburado, Old Fusca Velocidade Injetado, Turismo Injetado, Turismo Tração Dianteira, Turismo Carburado, Marcas, Força Livre e Original CBA.
Um dos organizadores da competição, Luiz Camargo, explica que o Autódromo Municipal, reativado há três anos, é uma referência no Paraná. “Já sediamos provas em nível nacional. O autódromo está em boas condições e os pilotos costumam gostar de acelerar aqui", relata. Ele observa que a indicação das sedes para as provas se dá no início da confecção do calendário anual. No Campeonato Paranaense, por exemplo, as etapas são divididas entre dois municípios, Telêmaco Borba e Ponta Grossa.
Camargo ressalta a importância da competição para o incentivo ao comércio local. “O pessoal gasta com hotéis, restaurantes, postos de gasolina e, ainda, contribui para a divulgação das atividades do município”, enfatiza. Ao todo, 50 pilotos integram essa etapa, vindos do Mato Grosso, Bahia, São Paulo e de diversas cidades paranaenses.
Amauri de Jesus, piloto há cerca de 28 anos, destaca que a realização do evento no município e o engajamento do público contribuem para o aumento do interesse pela modalidade. “Telêmaco Borba evoluiu bastante, aumentou o número de corredores, e vêm se fortalecendo cada vez mais o cenário do automobilismo”, salienta.
Outro participante da prova, Marcel Moreira, piloto da categoria Kartcross CBA desde 2015, conta a experiência de seu contato com a modalidade. “Sempre assisti as corridas que aconteciam em Telêmaco, porém, pelo custo alto para andar com os carros, optei pelo Kart”, diz. Moreira ainda conta que juntamente com seus amigos começou a participar das competições, e em 2016 se consagrou vice-campeão paranaense.
A próxima etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra (VNT) e Kartcross, acontece entre os dias 9 e 10 de novembro, em Ponta Grossa.
Texto: Giulia Neves
Revisão: Gabriel Ribeiro
Supervisão: Carlos Alberto de Souza
Fotos: Giulia Neves