Vitória por 2x1 deixa o Fantasma na 10ª colocação da Série B
Neste domingo (15), o Operário Ferroviário venceu o Coritiba por 2x1 no Estádio Germano Krüger, em partida válida pela 26ª rodada do Brasileirão Série B. Com a virada, o time de Vila Oficinas manteve o tabu de 13 anos sem perder para o Coxa jogando em casa. A vitória levou o Fantasma para a 10ª posição na tabela, com 36 pontos, enquanto o Coritiba caiu para o 12º lugar, com 34 pontos, se afastando do objetivo de retornar à Série A em 2025.
O Coritiba saiu na frente aos 14 minutos do primeiro tempo com Zé Gabriel marcando de cabeça, após cobrança de escanteio do estreante Josué. No entanto, o Operário reagiu no segundo tempo. Aos 36 minutos, Nathan Proença acertou a cobrança de falta que passou entre Brumado e Bianqui, e garantiu o empate. Aos 61 minutos, em contra-ataque, Rodrigo Rodrigues acionou Daniel Lima, que venceu Benevenuto na velocidade e finalizou sem chance de defesa para Pedro Morismo, afirmando a virada.
Além da derrota, o Coritiba viu o clima esquentar fora de campo. Aos 37 minutos do segundo tempo, torcedores alviverdes arremessaram objetos em direção aos jogadores reservas do Operário e tentaram invadir o campo. A Polícia Militar precisou intervir e, na confusão, o lateral-direito Sávio, do Operário, foi expulso. O jogo ficou paralisado por 10 minutos até a situação ser controlada.
Com o resultado, o Operário, comandado por Rafael Guanaes, atingiu 36 pontos e se aproximou da meta dos 45, o que afasta a equipe da zona do rebaixamento e garante a permanência na Série B em 2025. Já o Coritiba, que sonha em retornar à elite do futebol brasileiro em 2025 sob o comando de Jorginho, viu esse objetivo ficar mais distante.
O Operário volta a campo na próxima quarta-feira (18), às 21h, contra o Amazonas, na Arena Amazonas. O Coritiba enfrenta o Ceará, no mesmo dia, às 21h30, no Couto Pereira.
Texto: Laura Urbano
Fotos: João Vitor Bobato (01-08) e Laura Urbano (09-16)
Supervisão: Carlos Alberto de Souza