Nos últimos dois anos, devido a pandemia, muitos projetos na área social foram adiados, aguaradando a volta à normalidade. Entre eles está o de aulas gratuitas de violão da Dona Lina e Seu Pedro. A atividade é na verdade uma homenagem e uma continuação das aulas de violão que o senhor Pedro dava na Vila de Santa Maria, que proporcionava, nos anos de 1990, aula voluntária para crianças. Entre seus alunos naquela época, estava Lucas Grachinski. idealizador atual do projeto.

Para desenvolver as atividades, conta com o apoio de empresas da região, o valor mínimo das contribuições é de 50 reais. Em troca as empresas têm direito a propaganda e divulgação no projeto. “Com essa ajuda das empresas conseguimos dar o violão, a aula e apoio para as crianças que mais precisam”, comenta Lucas. As empresas também ajudam com cestas básicas, roupas, brinquedos e material escolar que acabam sendo destinados para as famílias das crianças que participam do curso.

No futuro, o projeto pretende aumentar suas oficinas para atingir um número maior de crianças e oferecer além das de violão, aulas de ballet, teatro e pintura. O principal objetivo é ajudar no desenvolvimento dos participantes.”Queremos ajudar no psicológico das crianças e das famílias, além de oferecer itens básicos”, explica.

As aulas de violão começaram há duas semanas e contam com a participação de oito alunos até o momento. Grachinski observa que o projeto aceita ajuda do comércio e que para isso basta entrar em contato pelo número (42) 99978-6100.

Fotos: Vanessa Galvão

aulas-de-violo-1