O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Ponta Grossa pede para que a população da cidade realize doações urgentemente devido a baixa no estoque. 

 Em razão da pandemia, o número de doadores acabou caindo cerca de 44%, e segundo o Hemepar são necessários no mínimo 80 doadores por dia para manter o estoque completo. "Atendemos 50, 40 e às vezes até 20 doadores, dependendo do dia”. comenta a coordenadora interina, Fabíola Viol Tonon Alves. Ela comenta que o estoque da cidade também acaba sendo disponibilizado para os municípios vizinhos, mas que atualmente ocorre o contrário. 

Segundo a instutuição são 384 hospitais públicos e privados que recebem as doações do Hemepar. Atualmente, o centro de Hematologia e Hemoterapia esta necessitando urgentemente de sangue de qualquer tipo, e o processo dura apenas 40 minutos.

Para os interessados a ser um doador de sangue é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Ter no mínimo 50 quilos;
  • Estar com a saúde em bom estado;
  • Ter dormido bem na noite anterior;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  • Não estar em jejum;
  • Levar documento oficial com foto;
  • Respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de três meses para as mulheres e dois meses para os homens.

Uma bolsa de sangue pode salvar até três pessoas, e segundo estudos, doar sangue traz benefícios para o coração e diminui o risco de câncer. Por esses e outros benefícios, Jéssica Luana Tavares virou uma doadora. "Eu faço isso [doação] já fazem 4 anos e eu sempre me sinto bem", conta a jovem. Jéssica conta também que realizar as doações serviu como um incentivo para que ela cuidasse da própria saúde. "Agora eu me exercito, como melhor, me sinto melhor comigo mesma."

Para facilitar o agendamento de doações, o Hemepar lançou um aplicativo.  Essa ferramenta possui todas as informações necessárias para aqueles que se interessam em se tornar doadores e também para aqueles que já doaram.

Foto: Rafael Kondlatsch