A ONG SOS Bichos é uma Associação não governamental e sem fins lucrativos. Fundada em 04 de março de 2011, na cidade de Ponta Grossa, a ONG realiza trabalho voluntário com o objetivo de resgatar cães e gatos. Atualmente, aproximadamente, 350 animais estão sob os cuidados da entidade.

Os serviços que a ONG presta aos animais são: castração, tratamento de doenças, como por exemplo, miíase (conhecida popularmente como “bicheira”), cinomose e virose. A SOS Bichos também socorre cães e gatos vítimas de acidentes, maus tratos e abandono.
Após serem tratados, a ONG promove a adoção responsável desses animais. Segundo Ana Paula Miléo, voluntária da ONG SOS Bichos, há uma conversa com a pessoa que planeja adotar um animal. Além disso, os animais não são entregues em feiras de adoção. Programa-se uma visita à casa da pessoa para que as condições do local sejam analisadas, com a finalidade de saber se o lugar atenderá as necessidades do animal. Se ele não se adaptar a nova casa, Ana Paula explica: “nós pedimos que eles não sejam abandonados, nem doados para outra pessoa e que voltem à ONG para que possamos realizar novamente o processo de adoção responsável”.
As feiras de adoção, realizadas pela SOS Bichos, ocorrem, geralmente, em agropecuárias. Ana Paula explica que “nós levamos apenas alguns cachorros porque os gatos não se sentem bem”. Nas feiras há a possibilidade das pessoas conhecerem os animais e, caso queiram adotar um gato ou outro cachorro que não está no local, a ONG entra em contato e envia fotos do animal escolhido. Também acontece de a pessoa assinar um termo de adoção com os dados dela e do animal.
Além de favorecer o bem-estar, o trabalho de resgate de animais abandonados feito pela SOS Bichos também auxilia na segurança de pedestres. O universitário Felipe Kalinoski relata que “animais de rua” podem não ter um temperamento muito amigável e atacar pessoas que estejam passando pelo local. Já aconteceu comigo, por pouco não fui mordido por uma cachorra que estava na calçada. Daí vem a importância da ONG para resgatar esses animais”. Já Mikaeli Messias, moradora de Ponta Grossa, conta que “antigamente, na praça em frente ao Colégio Regente Feijó, haviam vários animais abandonados em situação precária e que já ocorreu de pessoas passarem pelo local e serem atacadas por estes animais abandonados”.Por isso, considera muito importante o trabalho que a ONG faz na cidade.

Crédito: Ana Paula Almeida e Acervo ONG SOS Bichos.

ong-sos-bichos
ong-sos-bichos-1