O Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos Sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI) do Departamento de Serviço Social, realizou no último 1º de outubro, atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso. Essas atividades, que incluíam oficinas, tour guiado, contação de histórias e cinema, foram preparadas pelo projeto de extensão em conjunto com a Igreja Cristã Presbiteriana (ICP) e o Sesc Cultural. Essas inciativas ocorreram na sede do Sesc na Estação Saudade.


Com distanciamento social, uso de máscaras e de álcool em gel, os idosos do grupo “Projeto Geração Calebe +60” da ICP, puderam conhecer mais o Estatuto do Idoso, através da oficina, com vídeos e jogos, preparada pela equipe do NASJEPI. Os idosos também puderam assistir um vídeo sobre a história da Estação e desfrutar de uma contação de história no cinema local, feita por João Agner, onde conheceram mais sobre a história da ferrovia em Ponta Grossa com o tour guiado por Rafaela Remeika, no museu do Sesc e realizaram uma atividade com bordados em fotos, ministrada pela orientadora Ellen Biora.
A coordenadora do grupo de idosos, Alcione Elizabeth Padilha, conta que no dia tinha mais ou menos 20 idosos, que participam ativamente do grupo. “O objetivo da atividade do dia 1º foi de socializar todo o grupo depois de um período com atividades via internet”, ressalta ela. A pandemia acabou fazendo com que os idosos ficassem em isolamento social e o grupo teve que fazer suas atividades de forma remota com encontros via zoom.
A coordenadora do NASJEPI, professora Maria Iolanda de Oliveira, fala da importância dessa atividade: “Sensibilizar a sociedade ponta-grossense para as questões do envelhecimento, sendo esta uma oportunidade de as pessoas lembrarem que a idade chega para todos e que as pessoas idosas precisam ser respeitadas”.
A assistente social do Sesc Cultural, Mônica Pires de Souza Leczko, conta que o trabalho com idosos é pioneiro e que neste momento de pandemia programar atividades em alusão ao Dia Internacional do Idoso, trouxe desafios para a equipe. “É uma alegria poder gradativamente retornar o atendimento presencial, levando bem-estar e qualidade de vida ao público que é tão importante para nós”, destaca Mônica.
Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, o Núcleo também realizou lives em conjunto com o Projeto de Extensão UEPG NATIVIDADE – Atividade Física para Idosos do Departamento de Educação Física. A primeira live foi realizada na parte da manhã com o tema “Velhice não é doença: envelhecimento ativo e saudável” e outra na parte da tarde com a temática “Velhice é doença?” Além disso, o NASJEPI faz uma ação na cidade com a exibição de um vídeo produzido pela Coordenadoria de Comunicação da Universidade, pelos painéis eletrônicos de Ponta Grossa. Essa ação teve como objetivo sensibilizar a população em relação a importância dos idoso e do dia dedicado a eles.
Todas as ações realizadas pelo NASJEPI podem ser acompanhadas através das redes sociais do Projeto no Instagram (@nasjepi.uepg) e Facebook (Nasjepi UEPG). As lives e demais conteúdos produzidos pelo grupo podem ser assistidos pelo público nos canais do YouTube NASJEPI.
1º de outubro – Dia Internacional do Idoso (subtítulo)
O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela ONU em 1991. Esse dia tem objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para as questões do envelhecimento mundial, enfatizando a necessidade de cuidados, proteção, garantia de direitos à população idosa.
Neste mesmo dia, há 18 anos, foi criado no Brasil o Estatuto do Idoso. O documento é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Além disso, penaliza as violências que podem ser acometidas contra os idosos e divulga os canais de denúncia.

Fotos/divulgação: Júlia Andrade.

 

sesc-cultural
DSCN1825
DSCN1841
DSCN1842
DSCN1861
DSCN1915
DSCN1928
DSCN1929
DSCN1930
sesc-cultural DSCN1825 DSCN1841 DSCN1842 DSCN1861 DSCN1915 DSCN1928 DSCN1929 DSCN1930