Com o lema “Uma palavra pode salvar uma vida”, o projeto Help, da Força Jovem Universal (FJU), realizou no último domingo (19) a passeata “Imunização Emocional”, que teve como objetivo ajudar a população que sofre com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.
A ação fez parte da mobilização nacional do projeto durante o final de semana. Em Ponta Grossa o ato ocorreu no Lago de Olarias, com a participação de cerca de 70 voluntários. Durante o movimento foram exibidos cartazes com mensagens de esperança e motivação, além da distribuição de cartas com os canais nacionais de atendimento do Help para as pessoas que estavam no parque.
A voluntária do projeto Help em Ponta Grossa Jéssica Bianca afirma que o principal objetivo da ação é alertar sobre a importância do cuidado da saúde mental e levar o socorro para as pessoas que foram impactadas psicologicamente durante a pandemia. “Neste momento muitas pessoas estão se vacinando, cuidando do corpo, mas também é necessário cuidar da mente, da alma. A mensagem que a gente trouxe é justamente para quem precisa dessa ‘imunização emocional'. Através das cartas, entregues ou amarradas em alguns locais do parque, as pessoas podem entrar em contato e pedir ajuda”, afirma Jéssica, que já sofreu com depressão e hoje ajuda jovens que passam por situações similares.
Além de Ponta Grossa, o projeto também realizou a passeata em outras cidades do país, como em Curitiba na Rua XV de Novembro e em São Paulo na Avenida Paulista, com cerca de 3 mil participantes.
Projeto Help
O projeto foi criado em 2017, com a finalidade de ajudar jovens que têm depressão, ansiedade, sofre com automutilação e desejo de suicídio. Atualmente, o Help conta com mais de 5 mil voluntários em todo o país que ajudam e orientam pessoas que sofrem com os problemas que um dia eles também sofreram e superaram.
Durante todo o ano o projeto promove palestras com foco na valorização da vida, atendimentos online no site ou redes sociais, campanhas de prevenção dos problemas relacionados à saúde mental e eventos para chamar atenção da sociedade para o tema.
Fotos: Victória Sellares