proexuepg2

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PROEX) lança edital do para estudantes interessados em bolsa de auxílio financeiro. Podem se inscrever acadêmicos que participam ativamente de projetos de extensão e que não possuam vínculo empregatício. Os interessados devem realizar sua inscrição no site oficial da UEPG.

Os editais fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) e do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (PIBIS), que visam apoiar financeiramente estudantes extensionistas. Além de servir como um auxílio monetário, o recebimento de uma bolsa estudantil também inspira estudantes a se dedicarem mais a seus projetos de extensão. Segundo Karina Janz, coordenadora do projeto de extensão Cultura Plural, uma extensão só faz sentido se houverem alunos envolvidos dispostos a cumprir as tarefas e demandas do projeto. Assim, as bolsas servem como um estímulo para esses acadêmicos. “A disponibilização de bolsas estudantis viabiliza a atuação mais efetiva de alguns estudantes, que acabam por colaborar na execução de algumas tarefas além das que são distribuídas à equipe em geral”, comenta Janz.

Para Amanda Martins, bolsista pelo projeto de extensão Foca Foto, do curso de Jornalismo da UEPG, a extensão universitária permite trabalhar as áreas que mais se tem interesse no curso. “Através do projeto de extensão eu estou conseguindo desenvolver as áreas que eu mais gosto do curso, e como ainda estamos em uma pandemia, um período um tanto quanto complicado, receber esse auxílio acabou ajudando demais na minha casa”, relata Martins.

Foto: Divulgação/ Portal UEPG