Desenvolvido há menos de dois meses, o Projeto “Na Ponta Dos Pés”, criado pela professora Andressa de Oliveira, já conta com a participação de 50 crianças nas aulas de Ballet. Os ensaios são realizados na Igreja dos Mormons, no Bairro da Ronda e já está com as vagas limitadas nas quatro turmas em que a professora leciona as aulas.

 

A professora conta que crianças de outros bairros da cidade participam do projeto. “A ideia inicial era só crianças que participavam da igreja, mas como logo tomou uma proporção maior, abrimos para cidade inteira”. Oliveira relata que o crescimento rápido do projeto fez com que a participação de mães e familiares ajudasse a levar as crianças, independente da distância do bairro em que moram.

Para Oliveira, a principal motivação em dar as aulas, é o “brilho nos olhos” das alunas que tem o sonho de se tornarem bailarinas. “Elas vem nas aulas, se empenham, se dedicam, consigo ver no fundo dos olhos delas a alegria em participarem das aulas, e isso é muito gratificante”.

Os ensaios são realizados em uma sala da Igreja dos Mormons, em um espaço cedido sem custos pela Igreja. O local em que as aulas são realizadas é espaçoso, com ar condicionado, luz e piso em lajota. Mas segundo Oliveira, o local, mesmo sendo apropriado, precisa de alguns detalhes a mais. Por se tratar de um projeto voluntário, não existe a ajuda de custo das alunas, por isso, a professora busca que outras pessoas ajudem com utensílios que possam melhorar as aulas, como barras, colchonetes e espelhos, equipamentos que podem agregar no desenvolvimento das futuras bailarinas.

A mãe da aluna Isabela, de 11 anos, Vera Lúcia, conta a importância do Projeto para a comunidade ponta-grossense, considerando que a família morava em Curitiba e enfatiza que Ponta Grossa seja uma cidade com poucos projetos sociais. “Aqui não tem muitos projetos, por isso considero importante no desenvolvimento das crianças. Chega o fim de semana e as crianças ficam apenas no celular e com o ‘Na Ponta dos Pés’, minha filha vem, se diverte e aprende”, afirma.

Não existe um dia fixo na semana para realização dos ensaios, apenas no sábado. A professora conta que, como haverá a Mostra de Natal no fim do ano, os ensaios durante a semana variam entre quarta e sexta-feira.

A Mostra de Natal acontecerá no dia 7 de dezembro (sábado), na Igreja dos Mormons próxima a Santa Casa (centro). O evento não terá fins lucrativos, sendo dedicado aos familiares e pessoas interessadas da comunidade. A princípio, a apresentação servirá como uma preparação para os próximos eventos que serão realizados em 2020.

Fotos: Marcus Benedetti

Ballet-2-1
Ballet-3-1
Ballet-4-1
Ballet-5-1
Ballet-6-1
Ballet-7-1
Ballet-8-1
Ballet-9-1
Ballet-1-1
Ballet-2-1 Ballet-3-1 Ballet-4-1 Ballet-5-1 Ballet-6-1 Ballet-7-1 Ballet-8-1 Ballet-9-1 Ballet-1-1