O projeto de extensão Foca Foto do curso de Jornalismo da UEPG, em  parceria com a APADEVI (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual),  tem realizado oficinas para ensinar fotografia a deficientes visuais. A primeira oficina ocorreu em julho com a presença de quatro alunos da instituição: Gabriel Felipe Fonseca, Ana Patrícia Carneiro, Igor de Jesus Medeiros e Marcos da Silva Maia. A proposta deste primeiro encontro foi ensinar o manuseamento de câmeras digitais menores que as profissionais e assim realizar o primeiro contato com os aprendizes.


Segundo a técnica em fotografia e ministrante da oficina, Tais Maria Ferreira, trabalhar com os deficientes visuais é, acima de tudo, mostrar que possuem capacidade de ultrapassar obstáculos e superar as barreiras. Para a assessora de comunicação da APADEVI, Larissa Rosa, a oficina possibilitou a ideia de "enxergar o mundo através do olhar do Deficiente Visual".
Tais Maria Ferreira também explica que o método empregado envolve um serviço de audiodescrição  para que o aluno consiga entender o cenário que está fotografando. Larissa esclarece a importância de trabalhar este método: “Por não ter a visão, eles estimulam outros sentidos, e é através desses que tiram as fotos: utilizando-se do tato e da audição”. As oficinas ocorrem toda primeira terça-feira do mês, no período da tarde na instituição APADEVI.

CIMG0148-Marcos
DSC0331Milena-Lopata
CIMG0264Ana
CIMG0253Ana