O projeto social "Violão Solidário" oferece aulas gratuitas de violão para a comunidade. A iniciativa começou há dois anos, na Associação de Moradores do Núcleo Santa Maria. O professor e músico Flávio Wilson ministra as aulas. Para participar das atividades, solicita-se que o aluno leve o seu instrumento. Mas, a Associação também recebe doações de violões para auxiliar o projeto.

 

Além do Núcleo Santa Maria, o professor também levou o projeto ao Jardim Ouro Verde, para abranger a comunidade carente da região. "O violão pode tirar os jovens da criminalidade, pensando nisso, quis também levar para outros lugares", explica Wilson.

Durante as aulas, além de aprender as formas de tocar o instrumento, os aprendizes estudam o modo de se apresentar em público, o respeito com o colega e a solidariedade em ajudar quem enfrenta problemas no processo.

Para o aluno Vianei Ribeiro, o segredo do sucesso do projeto é a vontade do professor em mantê-lo. "O professor Flávio não guardou para si o conhecimento, ele procurou dividir", diz. "Vemos nas aulas, pessoas de todas as idades, no mesmo ambiente, enfrentando as mesmas dificuldades e passando por um caminho de aprendizado", completa Ribeiro.

"Participar do grupo, principalmente para as crianças, é importante porque ocupam a cabeça com algo saudável que é aprender a tocar um violão", diz Caroline Reginato, também aluna do projeto.

Wilson ainda diz que Ponta Grossa carece de iniciativas culturais sociais. "Várias pessoas, em especial crianças, tem vontade de aprender a tocar violão ou algum instrumento musical. Aproveitamos essa vontade para ensinar e mostrar que a cultura é algo forte", finaliza o professor.

As aulas acontecem nas terças-feiras, às 19 horas, na Associação de Moradores do Santa Maria.

Fotos: André Ribeiro

violosolidario-11
violosolidario-10
violosolidario-9
violosolidario-8
violosolidario-7
violosolidario-6
violosolidario-5
violosolidario-4
violosolidario-3
violosolidario-2
violosolidario-1