O Núcleo de Assistência Social Jurídica e Estudos sobre a Pessoas Idosa (Nasjepi) promoveu uma tarde de confraternização entre três grupos de idosos da cidade (SESC, SOS e do Centro de Convivência da Terceira idade). O encontro entre os participantes das instituições aconteceu na última sexta-feira (07), no Mosteiro da Ressureição. Cerca de 50 idosos participaram da atividade e realizaram exercícios de alongamento, gincanas, brincadeiras, música e dinâmicas em grupos para promover a interação e socialização.

 

A coordenadora do Núcleo de Assistência Social Jurídica e Estudos sobre a Pessoas Idosa (Nasjepi), Maria Iolanda de Oliveira, relata que o projeto trabalha com esses três grupos de idosos que apresentam diferentes situações de vida. “A ideia foi de trazer os grupos para interação. O Estatuto do Idoso assegura a vida familiar, comunitária e social. A ideia é propiciar espaços de convívio social, estabelecimento de vínculos, interações sociais de amizades”, reforça.

 

A primeira tarefa do passeio foi o alongamento das equipes. A convidada para executar os exercícios com o grupo foi a professora de educação física Adriana Kisielewicz. Há 26 anos lecionando aulas, Adriana relembra que já trabalhou durante um ano com grupos de idosos realizando atividades como caminhadas, aquecimentos, gincanas e campeonatos. “Quando um grupo se reúne e começa a tomar a consciência de que é importante fazer isso para a manutenção da saúde, as coisas se encaminham melhor”, enfatiza.

 

Laura Ferreira participa do grupo de idosos do SESC e resume o passeio como “um dia relaxante e bom para deixar o estresse de lado”, define. A aposentada aponta que costuma realizar exercícios no dia a dia e que a participação no grupo de idosos incentivou a essas práticas.

 

Para a professora de educação física, o primeiro aspecto a ser observado com relação as atividades físicas na terceira idade é questão da saúde. “Com o passar do tempo, nosso corpo vai degenerando. Perdemos a firmeza dos músculos e quando isso acontece o equilíbrio fica comprometido. Quanto mais exercitamos cada músculo, massageamos os órgãos internos e fazemos com que eles funcionem melhor”, aponta.

 

Soraide Aparecida participa de dois grupos de idosos. A participante do projeto já tinha ido ao Mosteiro e elogia a escolha do local. Segundo Aparecida, estar em contato com a natureza, com atividades e dinâmicas, ajuda levar tranquilidade para o dia a dia.

IMG3422
IMG3495
IMG3422
IMG3317
IMG3199
IMG3270
2
IMG3185
IMG3189
IMG3063
IMG3100
IMG3090