O clube de leitura “Leia Mulheres PG” discute obras escritas por mulheres. O grupo surgiu em 2018 com a iniciativa das acadêmicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Bárbara Popadiuk e Ana Letícia Istschuk.
O projeto é nacional e inspirado na hashtag “#readwomen2014” (#leiamulheres2014) da escritora britânica Joanna Walsh. As idealizadoras do projeto nacional são Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques que adaptaram a proposta em algo palpável no Brasil: há parcerias com editoras, livrarias e instituições; 97 municípios brasileiros fazem parte. Essas informações estão disponíveis em: https://leiamulheres.com.br/.
“Em 2015 três amigas trouxeram o projeto para o Brasil e a partir de então ele foi se espalhando para todas as cidades. Esse ano eu e a Barbara trouxemos o projeto para Ponta Grossa”, explica Ana Letícia Istschuk. “O objetivo é incentivar a leitura, principalmente de mulheres, os conteúdos feitos por homens têm mais valor e queremos mudar isso”, enfatiza Bárbara Popadiuk.
Malu Ferreira Bueno é estudante e participou da último encontro. “Meu professor de português me apresentou o projeto e uma amiga minha tinha comentado também, e eu fui para conhecer o projeto e as mediadoras. Eu adorei, gostei muito da iniciativa e pretendo ir mais vezes”, completa.
Os encontros acontecem uma vez por mês, aos sábados, às 14h no Parque Ambiental. “Tivemos cinco encontros até o agora, o primeiro foi em abril, mas o oficial fazendo parte do grupo nacional foi em agosto”, revela Barbara Popadiuk. Em agosto, o grupo debateu a obra “O livro das semelhanças”, escrita por Ana Martins Marques. O mês de outubro ganhará encontro sobre “Umas duas” de Eliane Brumm.
Acesse o instagram do grupo https://www.instagram.com/leiamulherespg/
Fotos por Ingrid Petroski