Toda segunda-feira, os alunos da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) da UEPG participam de uma aula de Seresta. Os encontros acontecem na sala 101, do Bloco A da UEPG Central e atualmente conta com 60 alunos participantes.
Ermelinda Andrade, 60 anos, participa há três anos do coral e relata a importância da atividade para os idosos. “Eu acho importante para a mente, para descobrir nossa capacidade. Cada um aqui se encontra no que faz”, afirma.
As aulas de canto são ministradas pelo professor de música Renato Costa, que está na UATI há 12 anos. O professor menciona a experiência com a terceira idade e relata que já lecionou para crianças e deficientes visuais. “A gente se entende bem, pois a música fala mais alto”, declara. Renato ainda conta que as viagens feitas pelos alunos da UATI permitem que eles tenham contato com pessoas da mesma idade e isso desmistifica algumas questões ligadas à terceira idade.
Entre as viagens citadas pelo professor, este ano os alunos participarão do I Seminário da UNATI da Unioeste, em Foz do Iguaçu, nos dias 30 de setembro e 1, 2, 3, 4 e 5 de outubro. A viagem está sendo organizada pela coordenação da UATI.
Luiz Carlos de Lima, 63, que participa do coral há quatro anos, fala da relação entre os alunos. “Cada um aqui tem uma maneira de viver, uma visão da vida, então a gente aprende muito”, relata. Segundo ele, a convivência ajuda os idosos a se soltarem mais nas atividades e ficarem mais tranquilos.
Os alunos da UATI podem participar também de outras atividades, como: Yoga, Natação, Hidroginástica, Teatro, Dança, Artesanato, Pintura e Tai Chi Chuan, além de aulas de línguas estrangeiras e informática. As atividades acontecem de segunda à sexta, na UEPG campus central e na UEPG campus de Uvaranas.
Fotos: Mariana Santos