Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Três integrantes do grupo de pesquisa Foto&Tec publicaram artigos no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que aconteceu de 2 a 8 de setembro na Univille em Joinville, Santa Catarina. Os trabalhos foram apresentados durante o Intercom Júnior no dia 6 de setembro na sessão 4  de Jornalismo e imagens técnicas e também na sessão 5 de Fotografia.

 Cinco acadêmicos do Grupo de Pesquisa Fotografia, Imagem e Tecnologia (Foto&Tec), do Curso de Jornalismo da UEPG, apresentam pesquisa no Congresso Nacional da Intercom, que chega a sua 40ª edição. O evento acontece na capital do Paraná, em Curitiba, e tem início no dia 4 de setembro, estendendo-se até o dia 9, com o tema: “Comunicação, memórias e historicidades”. O evento traz nomes famosos dos estudos em comunicação, como Margarida Kunsh, Cícilia Peruzzo e José Marques de Melo.

Os trabalhos do grupo de pesquisa Foto&Tec são resultado de um ano de trabalho dos alunos em Iniciação Científica. “É muito importante para mim ter um artigo aceito em um congresso nacional dessa importância tanto para o meu crescimento enquanto acadêmico e também como pesquisador”, relata Nicolas Ribeiro, acadêmico do terceiro ano do curso de Jornalismo e integrante do Foto&Tec desde 2015.

As apresentações dos alunos acontecem nos dias sete e oito de setembro. “O esforço dos alunos está sendo reconhecido agora com o artigo aprovado neste congresso. Para mim, enquanto orientador, é um orgulho. Estou feliz por poder fazer parte desse momento da vida deles”, conta Carlos Alberto de Souza, professor responsável pelo projeto de pesquisa e que assina junto as produções acadêmicas como orientador.

Além do trabalho de Nicolas, intitulado Diário dos Campos: introcução e evolução das imagens nos anos 1920”, mais quatro trabalhos figuram no rol de apresentações:  Guerra e Fotojornalismo: uma análise da importância da Revista Realidade na Cobertura da Guerra do Vietnã, de Verônica Scheifer; K-pop: as escolhas fotográficas orientais versus as ocidentais, de Gabrieli  Kapp de Oliveira;  A Força e o sentido da fotografia de Oded Balilty, de Letícia Dovhy, bem como o trabalho de Marina Michelis que aborda uma análise sobre a cobertura fotográfica da Presidente Dilma Rousself e seu governo nas Capas da Revista Veja.

logo intercom 2017.png