Três integrantes do grupo de pesquisa Foto&Tec publicaram artigos no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que aconteceu de 2 a 8 de setembro na Univille em Joinville, Santa Catarina. Os trabalhos foram apresentados durante o Intercom Júnior no dia 6 de setembro na sessão 4  de Jornalismo e imagens técnicas e também na sessão 5 de Fotografia.

O trabalho apresentado pela integrante do grupo na sessão de Fotografia, Verônica Scheifer foi “Fotografia e Avanços Tecnológicos: Análise dos Softwares de Reconhecimento de Imagem na Atualidade”. Além disso, a integrante também publicou um capítulo de livro no Ebook do Intercom Júnior “Comunicação, memórias e historicidades: olhares de pesquisadores em formação nos 40 anos de Intercom” lançado no congresso deste ano.

“Fui convidada pelo Intercom para publicar no Ebook do Intercom Júnior deste ano. O convite foi resultado de um artigo que eu publiquei no congresso do Intercom no ano passado. Isso é um ganho acadêmico enorme, é gratificante ter todo seu trabalho reconhecido dessa forma, principalmente para quem assim como eu, quer seguir como pesquisadora” destaca Verônica Scheifer.

O integrante Hygor Leonardo dos Santos publicou o artigo “A pesquisa da fotografia e da imagem no Curso de Jornalismo da UEPG” e comentou a importância do evento para a vida acadêmica.

“O Intercom é um evento de grande importância porque aproxima os estudantes dando uma oportunidade valiosa de crescimento no meio acadêmico” afirma Hygor Leonardo. A integrante Letícia Dovhy também publicou o trabalho “Critérios de Noticiabilidade que Orientam a Produção Fotojornalística da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa" no evento.

O Foto&Tec é um grupo de pesquisa do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa que publica diversos artigos em congressos nacionais e internacionais anualmente.

“O grupo Foto&Tec, responsável pelos três trabalhos, têm apoiado a pesquisa da fotografia e do fotojornalismo desde 2011. Neste período já realizou perto de 30 pesquisas de iniciação científica no curso de Jornalismo da Uepg, incluindo pesquisas voluntárias apresentadas em congressos nacionais e internacionais”, afirma o coordenador do projeto e professor Doutor do departamento de Jornalismo, Carlos Alberto de Souza. No novo edital da Propesp/UEPG, o Foto&Tec aprovou cinco novas pesquisas, já em processo de desenvolvimento.

O professor demonstra que a participação em pesquisa é um diferencial na formação do aluno em um mercado cada vez mais exigente. “O estudante que faz pesquisa aprende com mais facilidade as teorias debatidas em sala de aula e o campo do jornalismo, bem como acaba tendo mais facilidade para manipular técnicas e métodos de investigação, contribuindo assim para o desenvolvimento do campo jornalístico em suas várias perspectivas” explica Carlos Alberto de Souza.

Fotos: Hygor Leonardo dos Santos

IMG7670