Cinco acadêmicos do Grupo de Pesquisa Fotografia, Imagem e Tecnologia (Foto&Tec), do Curso de Jornalismo da UEPG, apresentam pesquisa no Congresso Nacional da Intercom, que chega a sua 40ª edição. O evento acontece na capital do Paraná, em Curitiba, e tem início no dia 4 de setembro, estendendo-se até o dia 9, com o tema: “Comunicação, memórias e historicidades”. O evento traz nomes famosos dos estudos em comunicação, como Margarida Kunsh, Cícilia Peruzzo e José Marques de Melo.
Os trabalhos do grupo de pesquisa Foto&Tec são resultado de um ano de trabalho dos alunos em Iniciação Científica. “É muito importante para mim ter um artigo aceito em um congresso nacional dessa importância tanto para o meu crescimento enquanto acadêmico e também como pesquisador”, relata Nicolas Ribeiro, acadêmico do terceiro ano do curso de Jornalismo e integrante do Foto&Tec desde 2015.
As apresentações dos alunos acontecem nos dias sete e oito de setembro. “O esforço dos alunos está sendo reconhecido agora com o artigo aprovado neste congresso. Para mim, enquanto orientador, é um orgulho. Estou feliz por poder fazer parte desse momento da vida deles”, conta Carlos Alberto de Souza, professor responsável pelo projeto de pesquisa e que assina junto as produções acadêmicas como orientador.
Além do trabalho de Nicolas, intitulado Diário dos Campos: introcução e evolução das imagens nos anos 1920”, mais quatro trabalhos figuram no rol de apresentações: Guerra e Fotojornalismo: uma análise da importância da Revista Realidade na Cobertura da Guerra do Vietnã, de Verônica Scheifer; K-pop: as escolhas fotográficas orientais versus as ocidentais, de Gabrieli Kapp de Oliveira; A Força e o sentido da fotografia de Oded Balilty, de Letícia Dovhy, bem como o trabalho de Marina Michelis que aborda uma análise sobre a cobertura fotográfica da Presidente Dilma Rousself e seu governo nas Capas da Revista Veja.